09/09/2016 14h20 - Actualizado 9/09/2016 14h20

Más que 16 miles de estudiantes de estado público de Amazonas parte de la evidencia de la segunda fase de OBMEP

Sólo Amazon, 16.678 estudiantes 413 Se seleccionaron las escuelas públicas para la fase final de la competición.
foto: revelación
foto: revelación

As provas da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) serão aplicadas neste sábado, 10 septiembre, a las 14:30 (hora de Brasilia). Aproximadamente 900 mil estudantes da rede pública de todo o País participarão das avaliações. Sólo Amazon, 16.678 estudiantes 413 Se seleccionaron las escuelas públicas para la fase final de la competición.

Como ocorre em anos anteriores, en 2016, a OBMEP foi organizada em duas fases. en el primero, realizada no dia 7 junio, as provas foram compostas por 20 questões de múltipla escolha. A segunda fase, para os alunos classificados na primeira avaliação, contará com provas dissertativas.

Em sua 12ª edição, a OBMEP é promovida anualmente pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). No Estado do Amazonas, a coordenação da olimpíada é feita pela Universidade Federal do Amazonas (confío) e a mobilização para participação dos estudantes conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC).

Este año, as escolas da rede pública estadual da capital e do interior do Amazonas tiveram adesão total à olimpíada. Segundo o gerente do Ensino Fundamental dos Anos Finais e coordenador da olimpíada na SEDUC, professor Eriberto Façanha, a ampla divulgação nas escolas favoreceu a participação efetiva dos estudantes na competição.

“A rede pública estadual do Amazonas tem avançado positivamente, cada año, nas provas da OBMEP. A cada edição, os nossos estudantes têm alcançado um número favorável de medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas na competição. A tendência é que nessa edição, esses números possam aumentar, uma vez que realizamos um trabalho muito importante na divulgação da olimpíada tanto na capital quanto no interior, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas e também na preparação dos nossos professores, por meio de encontros pedagógicos, a fim de que eles pudessem desenvolver atividades com os alunos voltadas para as questões avaliadas na competição, como o raciocínio lógico e pensamento matemático”, explicou o professor Eriberto Façanha.

Grupos de Trabalho
Em uma ação mais direcionada, a SEDUC por meio de seu Grupo de Trabalho (GT) de Matemática, formado por professores especializados na área, este año, passou a atuar mais diretamente na divulgação da OBMEP entre os professores e estudantes da rede estadual.

Conforme o coordenador do GT de Matemática na SEDUC, Nilo Sena, a divulgação da olimpíada foi um dos pontos mais trabalhados pela equipe de professores, dada a importância da competição. “Em parceria com a Ufam, coordenamos um trabalho de divulgação da OBMEP junto aos professores e estudantes da rede estadual, buscando destacar a importância da competição e mobilizando-os a participarem mais ativamente da olimpíada, já que uma das premiações da OBMEP, dá ao aluno a oportunidade de estudar fora do Estado, em um dos institutos mais renomados do país, o Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa)”, dijo.

Premiações
A 12ª edição da OBMEP premiará estudantes com medalhas de ouro, hablar, bronze e menções honrosas. Também serão premiadas escolas e as Secretarias de Educação que se destacarem em virtude do desempenho dos alunos.

Na edição de 2015 da OBMEP, a rede pública estadual de educação do Amazonas conquistou quatro medalhas de ouro, 13 plata y 86 bronce, totalizando 103 medallas, además de 582 menciones.

*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.

Ultimas Noticias

contacto Condiciones de uso wp: (92) 99344-0505