Citação na Operação Cauxi está ligada a disputa pela presidência da ALE, diz David Almeida

Segundo David Almeida citação é antiga e já foi descartada pelos investigadores.
21/12/2016 12h05 - Atualizado em 21/12/2016 12h33
Foto: ALE-AM

O deputado David Almeida (PSD) disse, nesta quarta-feira (21), da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) que a citação do nome dele nas oitivas da Operação Cauxi estão diretamente ligadas a disputa pela presidência do Parlamento. Para ele, trata-se de uma “atitude desesperada” dos adversários. A eleição da presidência acontecerá nesta quinta-feira (22).

Almeida foi um dos deputados citados pelo delator ex-secretário de Finanças do município de Iranduba, Davi Queiroz, em depoimento à Justiça, na sexta-feira (16), como um dos beneficiários dos recursos desviados da prefeitura. Almeida disse que não tem relação alguma com o ex-prefeito de Iranduba, Xinaik Medeiros, que foi preso durante a Operação.

David Almeida já possui informação do Ministério Público de que o depoimento que envolveu o seu nome e dos colegas Ricardo Nicolau (PSD) e Francisco Souza (PTN), não é o da última semana e já havia sido descartado pelo MP-AM por ter sido considerado um devaneio pelos investigadores.

Almeida lembrou que Operação ocorreu em janeiro e que as investigações estavam em andamento o ano todo, tendo as informações vazadas apenas há três dias da eleição na Casa. “É muito estranho que essas informações tenham aparecido agora. A quem interessa o vazamento dessas informações? Eu só gostaria de dizer aqui, que quem quiser vencer a eleição nessa Casa que vença no voto. Não com esse tipo de jogo sujo”, afirmou.

Após o discurso, dez deputados declararam apoio a eleição de David Almeida à presidência da Casa, e os demais lamentaram as denúncias contra o parlamentar.

Para o deputado Abdala a denúncia o fez ter a certeza de que Almeida será o presidente da Casa. “Esse fato só me faz ter a certeza que a vitória acontecerá porque uma denúncia desse tamanho só pode partir de quem está desesperado com a possível derrota nessa casa. No ringue de box uma pessoa que está perdendo ela parte pra cima e é isso que está acontecendo nesta casa. O PTN estará com você amanhã”, afirmou. O PTN tem três deputados na Casa.

O deputado Bi Garcia manifestou apoio a David ao que considerou como uma denúncia “leviana e infundada”. “Eu não acredito nessa história e rogo a Deus que vossa excelência procure apurar essa situação para que seja bem esclarecida essa situação”, disse.

Manifestaram voto pela eleição de David Almeida os deputados: Francisco Souza (PTN), Augusto Ferraz (DEM), Ricardo Nicolau (PSD), Abdala Fraxe (PTN), Orlando Cidade (PTN), Cabo Maciel (PR), Sabá Reis (PR), Serafim Corrêa (PSB) e o atual presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD).

O deputado Belarmino Lins (PROS), que também é candidato a presidência, disse da tribuna que não vai impedir nenhum dos deputados da Casa de “sonhar com o cargo da presidência”, disse ainda que não será “candidato de si mesmo”, e que manifestará seu voto nesta quinta-feira.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso