Dia Internacional da Pessoa com Deficiência terá programação especial no Amazonas

Evento contará com exposições, serviços de emissão de documentos e apresentações culturais com a participação de diversas Organizações da Sociedade Civil.
05/12/2016 17h57 - Actualizado 5/12/2016 17h57

Foto: divulgação


Nesta quarta-feira, dia 7 de dezembro, das 8h às 12h, no Centro de Convenções Vasco Vasques (avenida Constantino Nery com avenida Pedro Teixeira, 5.001, Flores, zona centro-oeste), o Governo do Amazonas irá realizar oCidadania Inclusiva”, um evento em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que é celebrado no dia 3 de dezembro. As ações serão desenvolvidas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), Fundo de Promoção Social (FPS), demais entes da estrutura do governo e as Organizações da Sociedade Civil (OSC).

Durante o evento, pessoas com deficiência e seus familiares poderão usufruir de diversos serviços como: emissão de documentos, orientações jurídicas, previdenciárias, atendimentos de saúde, entre outros além de momentos culturais com shows e apresentações artísticas. Haverá ainda a entrega de cadeiras de rodas, adquiridas pelo Fundo de Promoção Social (FPS), às pessoas cadastradas no Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência e que receberam, previamente, a visita da equipe multidisciplinar da Seped.

O evento “Cidadania Inclusiva” tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar e sensibilizar a população sobre assuntos da deficiência e temas relacionados; celebrar as conquistas alcançadas e pensar maior inclusão desse segmento na sociedade.

Para os atendimentos durante o evento, é importante que as pessoas com deficiência e familiares levem cópias e originais dos seguintes documentos: RG, CPF, CNH, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, cartão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), cartão de inscrição no Bolsa Família, comprovante de residência, laudo médico com o CID, documentos que comprovem iniciativas de processos (previdenciários, trabalhistas e outros). Em casos de perda ou roubo de alguns desses documentos, apresentar B.O.

Histórico
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992, em comemoração ao término da década dedicada ao segmento, 1983-1992. Desde então, a cada ano, En el día 3 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os avanços na política dos direitos da pessoa com deficiência em todas as esferas.


*** Si estás a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitando frecuentemente el AM POST.


Facebook

economía

Contacto Terminos de uso