Novos vereadores eleitos em outubro fazem integração na Câmara

Ao longo do dia, os participantes terão noções sobre o funcionamento da CMM, por meio de palestras.
07/12/2016 14h43 - Actualizado 7/12/2016 14h43

FOTO: ROBERVALDO ROCHA / CMM


Novos vereadores — eleitos para o mandato 2017-2020 — e assessores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) participam, nesta quarta-feira (7), de uma atividade de integração na Casa Legislativa, com a realização de palestras sobre a rotina administrativa do Parlamento Municipal.

Ao longo do dia, os participantes terão noções sobre o funcionamento da CMM, por meio de palestras com duração entre 30 a 40 minutos das diretorias do Cerimonial, Comunicação, Escola do Legislativo, Controladoria e de Gestão, com intervalo de uma hora para o almoço. A integração segue até às 17h.

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo Professora Léa Alencar da CMM, Cristiane Monteiro, vereadores e assessores vão conhecer a rotina administrativa da Câmara, como, por exemplo, como o vereador deve ter a sua assessoria de imprensa, como se portar numa sessão ou requerer cobertura da diretoria de Comunicação, do Cerimonial, como realizar uma sessão solene e uma sessão especial, saber a diferença entre uma e outra, entre outras demandas de gabinete. “Esse primeiro momento é a acolhida dos novos vereadores à Casa Legislativa”, completou Cristiane Monteiro.

Entre as palestras realizadas pela manhã, a Escola do Legislativo apresentou vídeo institucional, a Diretoria da Qualidade explanou sobre o Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiental, a Diretoria da Informação explanou sobre a Câmara Digital, o Cerimonial sobre a importância de seu papel com os gabinetes, a Diretoria de Comunicação tratou da importância da Comunicação no Parlamento Municipal.

Após o intervalo para o almoço, os participantes terão palestras com a Diretoria Administrativa e suas rotinas, com apresentações a respeito do Patrimônio, do Almoxarifado. Já a Controladoria da CMM abordará os aspectos legais sobre a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap) com explicações sobre o sistema digital da Casa.
Atento às informações, o vereador Diogo Afonso (PDT), que terá seu primeiro mandato como vereador de Manaus, destacou que esse primeiro momento de integração é importante entre todo o corpo da CMM e os parlamentares.

“Estou entusiasmado. Venho de segmento privado e vejo aqui a direção da Casa eficiente nesse primeiro contato, preocupada com a sustentabilidade e economia na gestão. É um momento em que temos que somar esforços e o parlamentar já tem que entrar com essa consciência sobre a sustentabilidade e a economia da gestão da Casa”, disse Diogo Afonso.

Também eleito a vereador Manaus nas Eleições Municipais de 2016, Carlos Portta (PSB) disse que conhecer os trabalhos e o funcionamento da Casa Legislativa é válido, garantindo que vai desenvolver com excelência seu mandato, da mesma forma que desempenhou outras atividades ao longo de sua vida. “Essa iniciativa em receber os novos parlamentares para conhecerem as dependências e a rotina da Casa é importante para que nós vereadores possamos desenvolver melhor as nossas atividades”, destacou Carlos Portta.

O assessor do vereador Pastor Luiz (PRB), André Farias, ressaltou que a iniciativa é importante, não somente para o vereador, mas para que o assessor conheça melhor a rotina da Câmara Municipal, principalmente para ajudar do dia a dia do parlamentar. “Conhecer o local de trabalho é essencial para um ótimo desempenho nas atividades do vereador, e assim trazer bons resultados tanto para o vereador quanto para a população”, observou André Farias.

“Entender como funciona os trâmites e as questões burocráticas da Câmara dos vereadores é importante para desenvolver um bom trabalho. O encontro é essencial para a prática de nossos trabalhos”, disse o assessor do vereador Raulzinho Robson (DEM), Jackson Sena.

Em continuidade à integração, os vereadores e assessores deverão participar das palestras que serão realizadas na última semana de janeiro de 2017 voltadas para aprendizagem de Projetos de Lei, Memorandos, Atas e toda a parte jurídica. As palestras ficarão sob o comando da Diretoria Legislativa e Escola do Legislativo.


*** Si estás a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitando frecuentemente el AM POST.


Facebook

economía

Contacto Terminos de uso