Amazonas gobernador aprueba R $ 21 millones de dólares para el programa 'Todo para la Vida’

O Programa atuará nas áreas da Cultura, educación, ciudadanía, deporte, Seguridad y Medio Ambiente, com atividades nas escolas estaduais.
24/02/2017 14h57 - Actualizado 24/02/2017 14h57
foto: revelación

El gobernador de Amazonas, profesor José Melo, aprobado, en la tarde del miércoles, 23 Febrero, o orçamento do “Todos Pela Vida”, programa transversal criado pelo Governo do Amazonas voltado para combater a violência e promover ações de cidadania, sobretudo de valorização da vida. O orçamento aproximado de R$ 21 milhões será aplicado na execução de várias ações articuladas por diversos órgãos estaduais, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Assistência Social (mares).

O Programa atuará nas áreas da Cultura, educación, ciudadanía, deporte, Seguridad y Medio Ambiente, com atividades nas escolas estaduais aos finais de semana, prestando os serviços demandados pela comunidade. “Vamos atender a população com todos os serviços do Estado na área de Educação, salud, Segurança e Entretenimento. Este Programa será uma espécie de guarda-chuva de proteção às famílias e à juventude”, dijo José Melo.

Previsto para iniciar em abril, o projeto-piloto do programa será realizado no bairro Jorge Teixeira (east Side) que, desde 2011, é o bairro mais violento de Manaus, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Posteriormente, a iniciativa irá se estender para os demais bairros e municípios onde os índices também são alarmantes.

A primeira-dama do Estado e Presidente de Honra do Fundo de Promoção Social (FPS), Fabiana Gomes de Oliveira, destacou a importância da iniciativa. “Vamos mobilizar toda a comunidade com atividades culturais, esportivas e de cidadania através do ‘Todos Pela Vida’. O programa vem sendo maturado pela equipe de profissionais e já temos um mapeamento das demandas sociais de cada região da cidade para atuar de forma direcionada. Isso será fundamental para o êxito porque permitirá que se desenvolvam ações específicas, o sea, se em um lugar temos uma demanda grande de DSTs, a prevenção será trabalhada com maior força. O ‘Todos pela Vidaé o sonho do governador José Melo e vai chegar com força para combater a violência com atividades que apostam no futuro da juventude amazonense”, dijo el presidente de honor de la FPS, Primera Dama Fabiana Gomes de Oliveira.

O “Todos Pela Vida” tem como foco as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social decorrente do acesso precário dos serviços públicos. A meta estratégica é contribuir para a redução da violência letal intencional no Estado em 20% a 2019, ampliando a interação entre entes públicos e comunidade.

estudio, diagnóstico e práticaO grande diferencial do Programa é a realização do diagnóstico em cada bairro. “Durante um ano, foi realizado um estudo por uma equipe multidisciplinar dentro do bairro Jorge Teixeira, onde ouvimos o que aquela comunidade queria, na política pública, en la Educación, na Saúde, na Assistência Social, na questão do Esporte e da Cultura. O Programa foi montado a partir do diagnóstico levantado”, explica a secretária da Seas, Regina Fernandes.

Para estruturar o Programa, serão criados nos bairros os Núcleos Integrados de Proteção Social (NIPs), que servirão como equipamentos públicos de base local, nas áreas de maior registro e concentração de mortes violentas. "Hoy, foi aprovado o orçamento. A partir de ahora, nós temos ferramentas para monitorar o cumprimento das metas diariamente. O próximo passo são as reuniões com os órgãos para os ajustes necessários e, tan, iniciarmos as atividades. Para nós da Assistência Social é um momento importantíssimo. Como a Seas foi escolhida para coordenar o programa, este é um momento singular”, declara Regina Fernandes.


*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.


contacto Condiciones de uso