Samu profesionales están capacitados para atender a eventos acuáticos

La etapa fue guiado por el Departamento de los militares del fuego utilizado para proporcionar atención a las personas en situación de riesgo en ambientes tales como ríos, lagos e piscinas.
15/02/2017 11H29 - Actualizado 15/02/2017 11H29
foto: José Nildo/Semsa

técnicos de enfermería, conductores de los socorristas y doctores de la Salud Municipal (sems) que opera en el Servicio Móvil de Urgencia (Samu) recibido, el martes por la mañana, 14, na sede do Comando do Corpo de Bombeiros do Amazonas, certificados de conclusão do Estágio de Salvamento Aquático (ESAQ). O treinamento integra as estratégias de qualificação das equipes de urgência para o socorro a vítimas de ocorrências aquáticas.

Ministrado em duas etapas, de 4 un 8 de julho e de 19 un 23 Septiembre del año pasado, o estágio foi orientado por militares do Corpo de Bombeiros acostumados a prestar atendimento a pessoas em situação de risco em ambientes como rios, lagos e piscinas. Nas duas etapas foram capacitados 40 profissionais do Samu.

“Durante duas semanas, o Corpo de Bombeiros virou a extensão do Samu”, dijo el secretario municipal de Salud, Homero de Miranda Neto León. para el Secretario, esses profissionais prestam um “serviço heroico”, assim como os bombeiros. "Es, de hecho, um serviço importantíssimo e temos o compromisso de dar todas as condições para que desenvolvam suas atividades com qualidade e para que possam permanentemente aprimorar a assistência prestada à população”.

Salvando vidas

Na entrega dos certificados, o orador da turma, médico Eduardo Fernandes, explicou sobre as dificuldades encontradas diariamente, mas ressaltou o que chamou de “compromisso com o macacão” para salvar vidas. “Nossa rotina é dura, mas com amor ao nosso trabalho, ao nosso macacão, nos transformamos em profissionais da vida, mudando a rotina de quem salvamos”.

Edilson Magalhães, hay 11 anos condutor-socorrista do Samu, participou das 20 horas de instruções, na segunda turma do estágio. “Este é um momento muito especial já que, a partir de ahora, nossos conhecimentos são ainda maiores e isso nos ajuda a prestar um serviço melhor”, terminado.

O comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Mauro Marcelo, ressaltou a importância da parceria entre as duas instituições para um atendimento mais rápido e com êxito, nos casos em que as ações exigirem esforço concentrado.

É uma alegria ver que todos receberam os certificados com sorriso no rosto. O Corpo de Bombeiros está de portas abertas para trocarmos experiências bem sucedidas”, afirmou o tenente-coronel.


*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.


contacto Condiciones de uso