Fundación del Estado de la India y la asociación de señales Amazonastur para aprovechar el turismo étnico y cultural

A ideia é fazer um grupo de trabalho para mapear as áreas com potencial turístico.
09/03/2017 10h55 - Actualizado 9/03/2017 11H52

foto: revelación


Um termo de cooperação técnica para desenvolver o turismo nas aldeias indígenas do Amazonas foi sinalizado na manhã de quarta-feira (08), pela Fundação Estadual do Índio (FEI) e a Amazonastur. A ideia é fazer um grupo de trabalho para mapear as áreas com potencial turístico, identificar as mazelas a serem superadas e unir forças para que a cultura indígena tradicional ganhe destaque na vitrine turística amazonense.

A gente vem perseguindo esta parceria para promovermos o turismo étnico-cultural junto aos povos indígenas, desenvolvendo não somente nas vitrines aqui na capital, como também nas comunidades indígenas no interior, gerando riquezas para essas populações e fortalecendo ainda mais a cultura indígena no Amazonas”, afirmou a presidente da Amazonastur, Orenir Braga.

A presidente do órgão destacou ainda a possibilidade de ser desenvolvida em Manaus uma programação, no Centro de Convenções Vasco Vasquez, com uma semana de valorização e exposição da cultura indígena, destacando a gastronomia, o artesanato e manifestações artísticas. Además, mesas redondas, debates e oficinas serão palco do desenvolvimento de novas diretrizes para o turismo étnico-cultural no Amazonas.

Para o presidente da FEI, Raimundo Atroari, esta é uma oportunidade para resgatar, fortalecer e disseminar a cultura dos povos originários do Amazonas. “A Fundação Estadual do Índio está com uma grande expectativa para podermos fomentar o turismo em nossas comunidades, trabalhando o potencial específico de cada área, com nossos rituais, nossa gastronomia, nossa medicina tradicional, por último, gerando renda tanto na capital, como em nossas aldeias espalhadas em todo este nosso imenso Amazonas”, afirmou Atroari, ressaltando que no Amazonas são mais de 65 etnias que devem ser, directamente o indirectamente, beneficiados com este termo de cooperação, somando aproximadamente 170 mil indígenas em todo o Estado.


*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.


contacto Condiciones de uso