El gobernador José Melo asegura la competencia por los bomberos

Melo também garantiu promoções de praças e oficiais da corporação e das polícias.
14/03/2017 10h08 - Actualizado 14/03/2017 15h20

foto: Bruno Zanardo / Secom


A garantia do lançamento de um novo edital para concurso público do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) e as promoções para os oficiais e praças da corporação foram anunciadas pelo governador José Melo na noite d seegunda-feira (13), durante a posse do novo Comandante do CBMAM, coronel Fernando Paiva Pires Júnior, que assume o cargo no lugar do coronel Fernando Sérgio Austregésilo Luz. A solenidade foi realizada no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, en el barrio de Petrópolis, Al sur de Manaos, e contou com a presença do vice-governador Henrique Oliveira e de autoridades do Poder Legislativo Estadual e Municipal e das Forças Armadas.

Aproximadamente R$ 135 milhões devem vir para o Amazonas, resultado do acordo feito durante encontro dos governadores com o Governo Federal realizado ano passado, sobre el reparto de R $ 5,3 millones de dólares de la repatriación de los bienes brasileños en el exterior. Com esse recurso, o governador José Melo assegura o seu compromisso de garantir as promoções e os reajustes da classe. “Agora no mês de abril, si Dios quiere, estaremos recebendo os recursos da repatriação, e incluirei os bombeiros, assim como a Polícia Militar nas promoções que estão aí atrasadas e que não pudemos fazer por conta da crise, mas que agora o Estado abre mão desse dinheiro que vem extra para fazer as promoções das Polícias de nosso Estado”, dijo el gobernador.

Em relação ao concurso para o Corpo de Bombeiros, José Melo disse que há a necessidade de suprir a demanda. “A corporação está muito reduzida e, por lo tanto, devemos lançar um novo edital para o novo concurso que será realizado para recompor aqueles que foram para a reserva remunerada”, dijo el gobernador, que, también, garantiu a aquisição de novos equipamentos para o Corpo de Bombeiros para impulsionar os serviços de emergência proporcionando um melhor atendimento a população.

Atendimento às vítimas da cheia

O governador José Melo garantiu a seguridade do apoio às famílias atingidas pelas cheias dos rios deste ano. El Gobierno del Estado, por la Defensa Civil, está em andamento com a distribuição de 12 toneladas de ajuda humanitária aos afetados pela enchente na calha do Juruá.

O primeiro município a receber os mantimentos foi Guajará, que está em Situação de Emergência. Nessa cidade, en torno de 1.051 famílias foram afetadas em pelo menos 31 comunidades. A ajuda é composta de cestas básicas, kits medicamento (antibiótico, vitamina, sales de rehidratación, analgésico), Colegios mayores kits (hoja, red, mosqueteiro), kits de higiene personal y todavía, hipoclorito de sodio, purificación del agua. Os próximos municípios beneficiados pelo Governo do Estado são Ipixuna, Eirunepé e Itamarati.

Desde a estiagem de 2005 nos preparamos, e hoje temos um planejamento estratégico pronto para situações de emergência, quer seja para grandes cheias ou vazantes. E separamos cerca de R$ 30 milhões de reais para este ano porque imaginávamos que aconteceria essa cheia em nosso Estado. Temos aí a calha do Juruá recebendo a ajuda humanitária, mas também estamos nos preparando para o Purus e Alto Solimões que estão sendo monitorados, tendo em vista que estamos preparados para socorrer os nossos irmãos ribeirinhos”, dijo el gobernador José Melo.

Novo comandoQuem assume como Comandante Geral do Corpo de Bombeiros é o coronel Fernando Paiva Pires Junior. Ele assume o cargo no lugar do coronel Fernando Sérgio Austregésilo Luz, que deixou a função a pedido e acatado pelo governador do Estado. Como subcomandante, assume o coronel Raimundo Rodrigues da Silva.

José Melo comentou que o novo Comandante está alinhado com a missão da Corporação. “O coronel Fernando Sérgio fez um grande trabalho foi uma honra e alegria tê-lo conosco. E quem assume está alinhado com a atuação do Corpo de Bombeiros e com o que pensamos em termos de apoio em nosso Estado. Portanto desejo todo sucesso é um bom trabalho nos seus objetivos”.

reconocimiento- O ex-comandante, o coronel Fernando Sérgio Austregésilo Luz foi agraciado pelo governador José Melo com a Medalha Mérito Bombeiro Militar Leovegildo Coelho em reconhecimento aos serviços prestados, en la gestión, à sociedade amazonense. “Agradeço imensamente o respeito, carinho e a compreensão do Governador José Melo por confiar e acreditar sempre em meu trabalho”.

Perfil do Novo ComandanteO comandante Geral, coronel Fernando Paiva Pires Junior, chega ao Comando aos 51 años, y 29 de serviço na carreira militar. É formado em Direito e pós-graduado em Gestão Ambiental. “Tenho a honra e o privilégio de lutar ao lado da nossa corporação centenária. Eu tenho orgulho de estar à frente desse grupo de heróis. Conto com o apoio para cumprir a nobre missão de servir”, disse o novo comandante.

Entre os projetos do novo comandante, está o aumento do efetivo que atualmente é de 700 militares. A meta é alcançar o dobro de bombeiros até 2018, para reforçar atuação em todo o Estado, e promover uma atenção especial à população do interior.

Na corporação, o coronel Fernando Paiva Pires Junior possui intensa atuação na área de mergulho e já exerceu funções como Chefe do Estado Maior (Chem). Foi ainda o primeiro comandante do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente, comandante do Batalhão de Bombeiros Especial (BBE) e agente de Corregedoria do CBMAM, na Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Ele foi nomeado pelo governador, en 2015, como secretário Executivo do Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec), onde também exerce a função no Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil (Congepedec), e coordenador da Região Norte.

Balanza de inundación / 2017

*EMERGENCIA
1 – Guajará (comedero Juruá)
2 – Ipixuna (comedero Juruá)
4 – Eirunepé (comedero Juruá)
5 – Itamarati (comedero Juruá)
familias afectadas: 5.970

*SITUACIÓN DE ALERTA
1 – Juruá (comedero Juruá)
2 – Carauari (comedero Juruá)
3 – Envira(comedero Juruá)

*SITUACIÓN ADVERTENCIA
1 – Tabatinga (Solimões cubeta)
2 – Benjamin Efectivo (Solimões cubeta)
3 – Sao Paulo de Olivença (Solimões cubeta)
4 – Amaturá (Solimões cubeta)
5 – Santo Antonio do LEA (Solimões cubeta)
6 – Tonantins (Solimões cubeta)
7 – Atalaia do Norte (Solimões cubeta)


*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.


Facebook

economía

contacto Condiciones de uso