Libro "Crónica de Manaus" hace honor al fundador de la emisión de radio

Obra reúne 61 crônicas do radialista, jornalista e empresário Josué Claudio de Souza.
10/03/2017 19h07 - Actualizado 10/03/2017 19h07

El Estado adjunto Josué Neto (PSD) participado, el viernes (10), do lançamento do livro “Crônica de Manaus”, obra publicada pelo Instituto Durango Duarte, que reúne 61 crônicas do jornalista, radialista e empresário Josué Claudio de Souza, homem que marcou a história da comunicação do Amazonas com a fundação da Rádio Difusora. O evento de lançamento foi realizado na sede do Instituto e reuniu familiares de “Josué Pai”, como também era conhecido, além de autoridades e personalidades.

O livro resgata crônicas publicadas em 1946, e que precederam a “Crônica do Dia”, lida por Josué Pai, todos os dias às 12 horas, desde 1948.

Segundo o diretor presidente do IDD, trata-se de um resgate histórico feito durante um levantamento de dados em jornais da época na Biblioteca Pública de Manaus. As Crônicas publicadas no periódico “O Jornal” em 1946 foram selecionadas por 18 colaboradores do Instituto e transformadas em livro pelo revisor Lucio Bezerra Menezes. Ainda de acordo com Duarte, a família de Josué Pai não tinha conhecimento da confecção do livro, o que só aconteceu quando o livro estava pronto.

“Foi uma publicação do Instituto dentro de um projeto resgatar um pouco da história do Estado e da Cidade de Manaus homenageando pessoas que tiveram papéis importantes pra história da comunicação como é o caso de Josué Claudio de Souza”, dicho.

Entre os familiares de Josué Pai presentes no evento, estavam o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Josué Claudio de Souza Filho, e o Deputado Estadual Josué Claudio de Souza Neto (PSD), que lembraram um pouco de quem era o homenageado, e manifestaram gratidão pela homenagem.

“O sentimento agora é do mais profundo agradecimento, acho que faltava isso na história de vida do meu avô. Ele foi uma pessoa que colocou uma emissora a serviço da população para levar, não só os pedidos que a sociedade precisava na época, pero, sobre todo, el amor, o fazer o bem às pessoas”, Joshua dijo Neto.

En seguida, foi a vez do conselheiro Josué Filho: “Eu queria revidar toda essa enxurrada de homenagem e de saudade, com um turbilhão de gratidão do meu coração porque Josué Claudio de Souza era o amor. No arremate político era o amor e o ódio, mas na vida, simplesmente o amor”, dijo.

Também participaram do Lançamento do Livro o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ari Moutinho junior, o Chefe da Casa Civil do Estado, José Pacífico, os secretários Estadual e Municipal da Cultura, Robério Braga, e Bernardo Monteiro de Paula, respectivamente, o poeta e escritor Thiago de Mello, o arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani, entre otras autoridades.


*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.


contacto Condiciones de uso