SSP-AM registró casi 600 las solicitudes de bloqueo móvil después de la implementación del sistema

El proyecto, puso en marcha el 13 Febrero, permite o bloqueio de aparelhos ainda na realização do B.O nos Distritos Policiais, no período de até 24h.
24/03/2017 09h42 - Actualizado 24/03/2017 16h55

foto: Ney Mendes


Nos primeiros quarenta dias de utilização do Sistema de bloqueio de celular nos Distritos Integrados de Polícia (Luces cortas), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas registrou 594 solicitações de bloqueio de celulares roubados ou furtados via Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). El proyecto, puso en marcha el 13 Febrero, permite o bloqueio de aparelhos ainda na realização do Boletim de Ocorrência (B.O) nos Distritos Policiais, no período de até 24h.

O Sistema tem o objetivo de reduzir o comércio ilegal e, por consiguiente, inibir os casos de roubos e furtos de celulares, de acordo com o secretário de Segurança, Sergio Fontes. “A partir do momento em que o celular perde a validade, também perde o interesse e valor de comercialização. Isso desestabiliza a prática do crime”, dicho.

Segundo a coordenadora do projeto pela SSP-AM, Suely Costa, todos os Distritos Integrados de Polícia (Luces cortas) estão realizando a solicitação de bloqueio. "Además, os DIPs estão recebendo a equipe técnica do projeto para orientação a respeito do projeto, bem como para informar o público sobre essa possibilidade”, dijo.

Los informes policiales – Para el Secretario de Seguridad, a tendência é que o sistema provoque o aumento de registros de roubo nas delegacias. “Quando as pessoas entendem que podem impedir o uso do aparelho após o roubo, elas têm uma motivação a mais para fazer o Boletim de Ocorrência, es eso, naturalmente, tende a aumentar os registros”, Las fuentes dijeron.

la 594 solicitações de bloqueio, 449 celulares foram bloqueados e 145 tiveram o processo rejeitado por terem o cadastro inválido (número de telefone ou IMEI inválido) ou por já estarem com os aparelhos bloqueados junto às operadoras.

Como funcionaO sistema funciona com atendimento de segunda a sexta-feira nos 30 Los distritos de policía integrada (Luces cortas), en el momento de 8h a 17h, además de la Policía Especial de Determinación de los Hechos infractional (Deaai), sobre la Protección de los Niños y Adolescentes (DEPC) e a de Crimes contra a Mulher (Decca).

La víctima del robo, robo o pérdida deben presentar los siguientes documentos al bloqueo: cópias da RG; CPF, prueba de residencia, CNPJ e comprovação de vinculo (en el caso de personas jurídicas), e preencher um formulário autorizando esse bloqueio. Se o roubo tiver sido cometido no período de até um mês, não será necessário apresentar o IMEI do aparelho, somente após esse período, o número do IMEI do aparelho será necessário para fazer a solicitação.


*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.


Facebook

economía

contacto Condiciones de uso