empleados prejubilados participan en el programa de retiro

Batizado como “Eterno Aprendiz”, o programa foi concebido pelo TCE-AM para proporcionar aos servidores pré-aposentados da administração pública estadual e municipal uma programação voltada aos aspectos emocional e social.
01/06/2017 14H59 - Actualizado 1/06/2017 17H39
foto: revelación

Con la presencia de casi 200 personas, entre autoridades, servidores públicos e servidores em fase pré-aposentadoria, e representantes de órgãos parceiros, Amazon Tribunal de Cuentas (TCE-AM), em parceria com os poderes Executivos, Legislativos Estadual e Municipal, Poder Judicial, Ministério Público e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou nessa quinta-feira (1º), a las 9 am, no auditório da Corte de Contas, o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) el año 2017.

Batizado comoEterno Aprendiz”, o programa, que é apoiado pelo AmazonPrev e ManausPrev, foi concebido pelo TCE-AM para proporcionar aos servidores pré-aposentados da administração pública estadual e municipal uma programação voltada aos aspectos emocional e social, enfoques que abarca la ciudadanía, y el futuro plan de desarrollo, la búsqueda de una buena perspectiva para el servidor para la nueva fase de la vida. Desde 2015, PPA también cuenta con el apoyo del gobierno federal.

Conforme a chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp) hacer TCE, ERISA Mendes, na edição de 2017, 102 servidores em fase de pré-aposentadoria, de 51 instituições públicas da capital e municípios do interior do Estado, participarão de cursos, conferencias, seminários e oficinas desenvolvidas semanalmente, todas às terças-feiras, no auditório Paulo Freire, Amazonas en la Asamblea Legislativa (peligro) ,ao longo de seis meses.

Dividido em seis módulos, as atividades envolvem aspectos emocionais, social, salud, organização, legal e cidadania. Entre os temas abordados estãoProjeto de Vida Pessoal e Coaching Gerontológico”; “Violência contra o idoso”; e Empreendedorismo. Serão tratados ainda temas como resiliência, sexualidade, ócio, inclusão social, mudanças de comportamentos, alimentación saludable, depressão e leis da aposentadoria.

“A fase de aposentadoria gera no indivíduo reações diversas, da sensação de liberdade ao sentimento de exclusão, daí a importância de apoiar e orientar os servidores que estão prestes a adentrar nesse momento complexo de suas vidas”, comentou Merisa Mendes, ao ressaltar que os investimentos públicos em programas de valorização ao idoso atendem diretamente no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003).

En su discurso, o diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade (CAUSADO), doutor Euler Esteves Ribeiro, citou a importância da realização do programa. “Parabenizo o TCE por, a lo largo de 6 años, preparar os pré-aposentados para essa nova fase da vida, cheia de possibilidades, pero, también, de perigos, aos que não estiverem devidamente preparados”, comentou o diretor, ao pedir aos participantes do programa que não se entreguem ao ócio do pós-trabalho. “Os aposentados não devem se entregar ao processo do envelhecimento. Ao deixar de trabalhar e de realizar as atividades do dia a dia, o indivíduo envelhece com uma velocidade bem maior do que aqueles que ocupam o seu tempo com atividades que melhorem a qualidade de vida”, agregó.

Segundo o coordenador-geral da Escola de Contas Públicas (ECP), asesor Hijo Joshua, o momento da aposentadoria é na verdade mais um momento de aprendizado. “Se continuarmos com os trabalhos, empreendendo, buscando qualidade de vida e saúde, seremos eternos aprendizes”, comentou em alusão ao nome do programa “Eterno Aprendiz”. Em nome da presidência do TCE, a vice-presidente, consejero Yara Lins dos Santos, ao abrir o evento e parabenizar o Degesp peloEterno Aprendiz”, deu as boas-vindas aos participantes e desejou que a preparação de seis meses seja exitosa, para que todos entendam e aproveitem a aposentadoria, depois de ter contribuído tanto com a administração pública.

Além do diretor da UnATI, estiveram presentes na solenidade de abertura representantes das Forças Armadas, La policía militar y civil, Manausprev, Amazonprev, Semed, Seducción, Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas. A abertura e encerramento da solenidade foi realizada pelo Coral do TCE e pela cantora Jhenifer Borher.


*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.


contacto Condiciones de uso