Más que 55 miles de estudiantes se beneficiaron con los servicios dentales a través del programa 'Smile nota 10'

A ação é uma parceria do Governo do Estado e o grupo Bringel com o programa ‘Sorriso nota 10’.
04/07/2017 12h40 - Actualizado 4/07/2017 12h40
foto: Indira Queiroz/Seduc

Uma ação, aliando educação e saúde bucal, está beneficiando os alunos da rede estadual de ensino graças à parceria do Governo do Estado, a través de la Secretaría de Estado de Educación y Calidad de la Enseñanza (Seducción) e o grupo Bringel, com o programa “Sorriso nota 10”, na qual carretas odontológicas, percorrem as unidades de ensino levando orientações quanto à saúde bucal e tratamento odontológico gratuito aos alunos e docentes da rede. Até o início deste mês, más que 55 mil alunos foram atendidos em 18 escuelas, conforme informou o titular da SEDUC, professor doutor Arone do Nascimento Bentes.

Dentre os serviços disponíveis estão: profilaxia, aplicação de flúor, extração de dente, restauração e avaliação para constatar a necessidade de algum atendimento de alta complexidade e assim, indicado para um centro de atendimento de referência. Além do atendimento clinico-odontológico, com profissionais devidamente equipados e preparados, há uma palestra para enfatizar a importância da educação bucal, ensinando e orientando os alunos a ter essa preocupação.

“Os professores, alunos e servidores da escola são atendidos de acordo com a rotina da escola. O programa se adequa, e é composto de ações de prevenção, onde especialistas de saúde bucal vão até à sala de aula, fazem palestras de sensibilização e identificam alunos que precisam de atendimento clínico. Esse atendimento é feito na hora e é uma oportunidade de serem atendidos sem precisar enfrentar filas, nem gasto adicional”, enfatizou o coordenador da Coordenadoria Distrital de Educação 6 (CDE 6), Raimundo Corrêa de Oliveira.

“O programa é de suma importância porque os alunos estão sendo atendidos com todo carinho e atenção, essa equipe é nota 10. Eles dão atenção para os alunos, fazem a triagem, conversam com alunos, fazem palestras, e os alunos estão sendo atendidos dentro do ambiente escolar, sem ter perdas, pois o cronograma é bem organizado e os professores também ficaram muitos felizes com o atendimento”, completou a gestora da Escola Estadual Daisaku Ikeda (CDE 5), Irenilde Lasmar de Oliveira.


EETI Lecita Fonseca Ramos

Dentre as unidades de ensino beneficiadas, a Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti), Lecita Fonseca Ramos, localizada no Igarapé do Passarinho, Zona Norte de Manaus, recebeu os serviços odontológico atendendo 500 alunos da escola.

A coordenadora técnica do Sorriso Nota 10, Roseane Costa, destacou que o atendimento vai se estender para todas as escolas da Rede, incluindo aquelas que estão em calendário especial. “Apresentamos palestras sobre a prevenção de doenças bucais, aplicamos as técnicas e o atendimento propriamente dito, como a exodontia, raspagem, profilaxia, entre otros".

Os dentistas que atendem na carreta são profissionais já formados, que passaram por uma avaliação e um processo seletivo. Para a odontóloga Nayana Bruna, 31, a gratidão de ver a alegria no sorriso dos alunos resume o seu sentimento em relação ao serviço prestado. “Há muitos que nunca foram ao dentista, entonces, quando eles entram na carreta, dicen: ‘ai que bom’. A gratidão deles é o maior aprendizado para gente, pois o trabalho da carreta é muito importante e como tem muitas crianças que nunca foram ao dentista, a prevenção é sempre melhor do que tratar. A gente consegue tratar, ensinar a cuidar”, frisou a dentista.


*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.


contacto Condiciones de uso wp: (92) 99344-0505