Federal Savings Bank se ordena a nombrar aprobada en competencia por el registro de reserva

En un fallo unánime, o banco foi condenado a convocar os reclamantes em dez dias.
04/09/2017 17h05 - Actualizado 5/09/2017 16h25
foto: reproducción

Três candidatos aprovados em concurso público da Caixa Econômica Federal para compor cadastro de reserva obtiveram decisão judicial favorável à imediata nomeação para o cargo de técnico bancário novo. En un fallo unánime, a Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – AM/RR (TRT11) condenou o banco a convocar os reclamantes e estipulou dez dias para cumprimento da obrigação contados a partir do trânsito em julgado do acórdão, o sea, após a expiração dos prazos recursais.

Bajo el voto federal magistrado ponente Ormy da Conceição Dias Bentes, a Turma Julgadora deu provimento parcial ao recurso dos concursados e reformou a sentença que havia julgado improcedentes seus pedidos. En caso de incumplimiento, a Caixa vai pagar multa diária individualizada de R$ 100 hasta el límite de R $ 10 mil por autor prejudicado.

expectativa
A relatora explicou que, al principio, o concurso para formação de cadastro de reserva gera apenas expectativa de direito. sin embargo, tal expectativa transforma-se em direito à nomeação quando se comprova que os candidatos aprovados foram preteridos em decorrência da contratação de terceirizados durante a validade do concurso.

“No caso dos autos, vale destacar que os impetrantes demonstraram, por meio de prova pré-constituída, que a Caixa Econômica Federal tem-se utilizado de trabalhadores terceirizados para a execução das atividades inerentes ao cargo de técnico bancário, afrontando os princípios constitucionais que regem a Administração Pública e em manifesta preterição aos candidatos aprovados no concurso público”, argumentó.

A desembargadora Ormy Bentes entendeu que as provas produzidas nos autos confirmam que os terceirizados de agências da Caixa na cidade de Boa Vista (RR) desempenham atribuições idênticas às do cargo para o qual os recorrentes prestaram concurso, o que constitui afronta ao artigo 37 da Constituição Federal e prejuízo ao direito de convocação dos concursados. Dentre essas atividades, ela citou atendimento ao público, entrega e desbloqueio de cartões, abertura de contas e análise de documentação para empréstimo.


*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.


contacto Condiciones de uso