• Amazonino é empossado governador do Amazonas e critica David Almeida

    O governador tampão contestou os números da economia amazonense apresentados por David Almeida.
    04/10/2017 14h35 - Actualizado 5/10/2017 15H54

    Foto: reproducción


    Amazonino Mendes já é o novo governador do Amazonas. Ele foi empossado em cerimônia breve, realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), após duas decisões judiciais que garantiram o ato. A cerimônia foi comandada pelo presidente da ALE-AM, Abdala Fraxe (Podemos), autor de uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) que pede a suspensão da posse de Amazonino até que o julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade em tramitação no órgão.

    O governador contestou os números da economia amazonense apresentados por David Almeida, ex-governador interino. Ayer (3), Almeida disse que sua gestão recuperou o superávit (diferença entre receita e despesa), obtendo um superávit de R$ 458 milhões em setembro. “Isso não existe isso, só na saúde tem R$ 200 milhões atrasados. Se considerar o que foi empenhado, chega à casa do bilhão. Vamos ter que enfrentar isso”, dijo el gobernador.

    Amazonino também criticou a postura de David no governo interino. “Ficou muito claro que havia uma interinidade que queria passar dos limites, em detrimento do Estado e da população, que vive em deficiência de serviços públicos, induzindo a população a erros, com números equivocados, e insistência em se apegar ao poder, em detrimento da vontade popular”, avaliou o governador.

    Sobre a relação que pretende ter com Almeida, que retorna à presidência da ALE-AM, Amazonino afirmou que haverá respeito institucional. “Ele é presidente de um poder, vou respeitá-lo como tal. Não sou amigo dele e não pretendo ser. Mas a relação entre Executivo e Legislativo está acima da relação pessoal”.

    David Almeida deixou para se despedir dos secretários e servidores da sede do governo no momento em que o cacique entrava no prédio da Assembleia Legislativa, para evitar contato com o governador tampão.


    *** Si estás a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitando frecuentemente el AM POST.


    Facebook

    economía

    Contacto Terminos de uso