Marina Silva es gatito en Internet para financiar la campaña

Sem coligações partidárias fechadas a ex-senadora lançou uma vaquinha na internet.
17/07/2018 16h53 - Actualizado 18/07/2018 15h14
foto: Vagner Campos / MSILVA en línea / SEE

Marina Silva (red) começou a pedir dinheiro para ajudar em suacampanha franciscana”, como ela define sua terceira tentativa de chegar à Presidência. Sem coligações partidárias fechadas (o que a deixa com apenas 8 segundos no horário eleitoral) e com direito a 0,62% dos recursos do fundo eleitoral, a ex-senadora lançou uma vaquinha na internet.

O crowdfunding entrou no ar nesta terça-feira (17), com o mote de que é precisoequilibrar a disputapara fazer frenteaos grandes partidos e suas mentiras”. Outros pré-candidatos, como Lula (PT), Manuela D'Ávila (PC do B), John Amoedo (nuevo), Ciro Gomes (PDT) e Guilherme Boulos (PSOL), já têm sites para receber doações, com ritmo irregular de adesões.

O objetivo inicial da ex-senadora é conseguir R$ 100 mil para realizar eventos em cinco capitais e divulgar suas propostas. Uma segunda meta é alcançar R$ 200 mil para o que a campanha chama de combate a “mentiras, acusações levianas e notícias falsasde adversários.

Um vídeo na página, com locução da atriz Cássia Kis, apresenta a pré-candidata como a pessoa capaz de unir os brasileiros resgatar o respeito e a esperança na política.

Marina usou o modelo de vaquinha em suas duas eleições anteriores. Na de 2014, captó R $ 371 mil —o suficiente para pagar 0,6% dos gastos de campanha, que totalizaron R $ 61 millón.

A líder da Rede vem dizendo que fará neste ano uma mobilização compatível com os recursos de que dispõe. Ela compara sua situação à luta de Davi contra Golias.

Para os programas de TV, a pré-candidata deve ter a ajuda do cineasta Fernando Meirelles, que já a auxiliou em outros anos. Para os atos de rua, espera contar com voluntários e filiados do partido.

A sigla decidiu que, de R $ 10 milhões que receberá do fundo eleitoral, metade será destinada para a eleição da presidenciável. Ela terá cerca de R$ 5 millón.

O tucano Geraldo Alckmin, por ejemplo, deve receber de seu partido R$ 70 millón, o teto estipulado pela Justiça para os gastos de campanhas presidenciais neste ano. O PSDB tem direito a 10% fondo (R $ 185 millón).

A equipe de Marina elaborou as estratégias da vaquinha com o apoio do Bando, um grupo de consultoria especializado em arrecadação online.

Fundada por Téo Benjamin e Felipe Caruso, a empresa tem no currículo o crowdfunding da campanha de Marcelo Freixo (PSOL) para prefeito do Rio em 2016. A experiência foi considerada uma das mais bem-sucedidas já feitas no país. Levantou R$ 1,8 milhão com 14 miles de seguidores.

A arrecadação em si é feita pela plataforma Voto Legal. A empresa também atuou em outras eleições e hospeda a vaquinha de pré-candidatos da Rede como o senador Randolfe Rodrigues (usted), que tenta se reeleger, e o ator Wellington Nogueira (SP), postulante a deputado federal.

No caso de Marina, a divulgação deve ocorrer principalmente via redes sociais, meio em que a ex-senadora tem vantagem diante de outros adversários.

A fundadora da Rede é hoje a segunda colocada no Datafolha em cenário sem o ex-presidente Lula (PT). Ela alcança 15% de los votos, segundo pesquisa de junho. Congresista Jair Bolsonaro (PÁGINA) lidera, con 19%.


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