David Almeida consegue junto a justiça eleitoral, suspender divulgação da pesquisa Ibope pela TV Amazonas

A pesquisa para o cargo de governador seria divulgada nesta segunda-feira (17).
17/09/2018 19h46 - Atualizado em 18/09/2018 13h20

Foto: Divulgação


Redação AM POST*

O candidato a governador do Amazonas, David Almeida (PSB), da Coligação “Renova Amazonas” teve Representação Eleitoral deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para proibir a TV Amazonas de divulgar nesta segunda-feira (17) pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope para o cargo que disputa nas eleições 2018.

A coligação usou argumento de que a pesquisa identificada sob o nº AM-01057/2018, está “eivada de irregularidades”. Entre elas estratificação equivocada quanto a sexo, idade e grau de instrução com uso de plano amostral o Censo 2010, o Pnad 2016 e dados do TSE de 2018 dados de anos completamente diferentes que não podem, segundo advogados, ser levados em consideração.

Outras irregularidades encontradas pela coligação são em relação à estratificação do nível econômico, quando o Ibope informa ouvir mais os eleitores economicamente ativos em detrimento dos inativos, sem justificativa plausível e a inexistência de ponderação das amostras coletadas quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico, requisito que serve para correção de distorções, buscando refletir o resultado mais fiel possível ao cenário real do eleitorado.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Facebook

Economia

Contato Termos de uso