• Estudo avalia inclusão de cirurgiões-dentistas nos hospitais do Amazonas

    A medida atende requerimento do deputado estadual Josué Neto e foi confirmada pela Susam.
    26/09/2018 14h43 - Atualizado em 27/09/2018 12h51

    Foto: Reprodução/ Internet


    Está em andamento um estudo de viabilidade para a inclusão de serviços de assistência odontológica nas unidades de saúde do Amazonas. A medida atende requerimento do deputado estadual Josué Neto (PSD) e foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

    Em ofício enviado à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Susam informou que um Grupo de Trabalho foi criado com a finalidade de elaborar estratégias para a inclusão de profissionais da área de odontologia nas unidades de saúde, e que está sendo avaliada a “possibilidade de inserir o referido trabalho com recurso oriundo do Ministério da Saúde”.

    O grupo foi criado após Audiência Pública realizada na Assembleia com odontologistas, cirurgiões-dentistas e representantes de órgãos de saúde estaduais e municipais, onde houve consenso de que o acompanhamento desses profissionais, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pode reduzir infecções por bactérias que normalmente se desenvolvem na boca de pacientes intubados, reduzindo também o custo com internações e o número de mortes.

    Na audiência a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) na capital, Denise Machado, disse estar ciente dos benefícios da odontologia hospitalar na prevenção e tratamento de doenças.

    Uma emenda, de autoria do deputado Josué Neto, que prevê que o Estado programe recursos para atender essa demanda foi incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que serve de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).


    *** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


    Facebook

    Economia

    Contato Termos de uso