Prefeito eleito de Novo Airão será diplomado nesta sexta-feira (30)

O município passou por eleição suplementar após a Justiça Estadual cassar o então prefeito Wilton Santos (PSDB).

O prefeito eleito de Novo Airão, Frederico Júnior (MDB), município distante a 115 quilômetros da capital, será diplomado no cargo nesta sexta-feira (30) na Câmara do Município. A data da posse ainda não foi definida pelo juiz da 34ª Zona Eleitoral.

O município passou por eleição suplementar após a Justiça Estadual cassar o então prefeito Wilton Santos (PSDB) e o seu vice, Antônio Tiburtino (DEM). Uma das principais motivações para a decisão foi a condenação por improbidade administrativa cometida em mandato anterior de Wilton quando suas contas foram rejeitadas no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). Frederico foi eleito com 4.247 votos, 57,15% do resultado das urnas, em sua quarta disputa pelo comando da prefeitura.

Entre as medidas anunciadas pelo prefeito eleito está o ajuste das finanças do município detentor de um histórico de alternância de governo. “A prefeitura não celebra contratos com o Governo Federal porque o CAUC [Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias] está todo bagunçado, com dívidas do INSS de R$ 19 milhões deixadas de herança de gestores anteriores. Uma equipe técnica está ajustando isso. Estamos tendo dificuldade de ter as informações corretas. Isso nos atrapalha, mas assim que assumir vamos ter acesso a todas as senhas e vamos poder realmente ter um raio-x da situação real da prefeitura”, disse o empresário.

Segundo Frederico as ações prioritárias do seu mandato será nas áreas da saúde, educação, segurança pública e geração de emprego e renda. Com a saída de quatro médicos cubanos, Novo Airão dispõe de apenas um profissional brasileiro para atender às quatro unidades básicas de saúde.

“De imediato, o maior gerenciador de emprego é o setor primário, a agricultura familiar. Vamos procurar o apoio do Governo do Estado para alavancar esse setor. Estamos bem abastecidos com seis viaturas, efetivo de 21 policiais, mas temos uma iluminação pública que deixa muito a desejar”, destacou.

Anúncios
O prefeito eleito já esteve em Brasília onde conseguiu o montante de 1,3 milhão em emendas da bancada federal destinadas ao município de Novo Airão. Frederico adiantou que Novo Airão tem condições de conceder o reajuste salarial dos servidores municipais que estão sem recomposição desde 2016. O empresário afirmou que pretende levar a experiência em administração de empresas para a gestão pública.

Fonte: A Crítica