Ex-reitor da Uninorte, Vicente Nougueira é o novo titular da Seduc-AM

Ele já foi secretário nas gestões dos governos de Eduardo Braga e Amazonino Mendes.
02/09/2019 13h29 - Atualizado em 2/09/2019 18h58

Foto: Reprodução


Redação AM POST

O governador Wilson Lima (PSC) confirmou na manhã desta segunda-feira (2) que a Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc-AM) será comandada pelo professor e ex-reitor da Uninorte, Vicente Nogueira, após o ex-deputado Luiz Castro ter entregado o cargo para tratar problemas de saúde. A declaração do governador aconteceu em coletiva de imprensa realizada após a abertura da Semana da Pátria e do Amazonas, na Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus.

“É alguém qualificado para a função, alguém em quem eu confio, é uma pessoa experimentada, que tem um diálogo muito próximo com os autores da educação, alguém que já foi secretário do município, secretário de estado”, disse Wilson Lima sobre Nogueira já foi titular da Seduc no governo de Eduardo Braga e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) na gestão de Amazonino Mendes.

De acordo com o governador o novo secretário já começa nesta semana a tomar par das situações da Seduc e, na semana vem, deverá apresentar um plano de trabalho. Entre as prioridades de Nogueira na pasta está a missão de solucionar o problema do transporte escolar. A secretaria de Educação está sendo comendada interinamente por Luiz Fabian.

Também presente na solenidade, Vicente Nogueira afirmou ter recebido com muita alegria e determinação o convite do governador para assumir a Seduc-AM. “Fiquei muito honrado com a oportunidade e, agora, minha mente, coração e energia vão para os quase 500 mil alunos e para os professores da rede estadual, que são fundamentais para a transformação que buscamos em nosso Estado”, frisou o novo secretário de Educação.

Currículo
Formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Engenharia (com mestrado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT – e doutorado na Colorado State University) e Direito, Vicente Nogueira foi quem estruturou a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam. Foi ele também quem implantou o primeiro mestrado em Ciências do Ambiente, na própria Ufam, onde é professor titular. Ainda na área acadêmica, foi diretor da antiga Utam e depois da Escola Superior Tecnologia, além de reitor da Uninorte.

Ele também estruturou a criação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Vicente Nogueira é apontado ainda como o autor da sugestão de criação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ao então governador Amazonino Mendes. Foi secretário de Educação do Estado (Seduc-AM) e secretário de Educação do Município (Semed).


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Facebook

Economia

Contato Termos de uso