Em período de quarentena, deputado quer que governo do AM gaste dinheiro público com apresentação de artistas na internet

Projeto não contemplaria todos os amazonenses pois existem municípios que não tem acesso a internet.
25/03/2020 16h41 - Atualizado em 26/03/2020 12h35

Foto: Reprodução


Redação AM POST

O presidente da Comissão de Promoção Social e Cultural da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Saullo Vianna (PTB) sugere, por meio de indicativo ao Governo do Estado do Amazonas, que seja feito o lançamento de Edital de Seleção para que artistas se apresentem via internet, durante período em que a prioridade é combater pandemia de Coronavírus (Covid-19).

De acordo com o parlamentar a iniciativa tem como finalidade oferecer cultura e arte online durante o período de reclusão para evitar a propagação do Covid-19. Saullo também afirma que uma de suas preocupações é com profissonas dos setores cultural e o turístico que estão entre os mais afetados financeiramente com o perídio de quarentena, no entanto, muitos artistas ficarão de fora de sua iniciativa.

Segundo edital de seleção o valor total proposto pelo deputado é de cerca de R$ 300 mil distribuído entre as categorias artes cênicas infantil com (12 contemplados); banda/show (20 contemplados); Banda/show infantil (13 contemplados); instrumental (25 contemplados); voz e violão (30 contemplados); produção própria – livre (134 contemplados).

O edital também apresenta pontos questionáveis como a Secretaria de Cultura poder alterar a qualquer momento os valores estabelecidos dos cachês, sem que caiba para o credenciado quaisquer direitos, vantagens ou indenizações. Além disso os artistas seriam escolhidos por uma comissão composta por apenas três pessoas da Secretaria sem direito a recurso.

O documento teria validade de um ano com brecha para ser prorrogado por mais tempo, sendo que a justificativa do deputado é apenas para oferecer cultura e arte online durante o período de reclusão para evitar a propagação do Covid-19.

O grande gasto que o governo do Estado teria com o projeto também não contemplaria todos os amazonenses pois existem municípios que não tem acesso a internet.

Leia edital completo:
MINUTA DE EDITAL DA CULTURA.pdf


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso