Covid-19: deputado pede auxílio da FAB para transportar pessoas de Manaus para o interior do AM

As pessoas se encontram na capital e por conta do Covid 19 estão impossibilitadas de retornarem ao interior.
07/04/2020 15h37 - Atualizado em 7/04/2020 15h37

Foto: Divulgação


Redação AM POST*

O deputado Adjuto Afonso (PDT) fez um Indicativo ao governo do estado nesta terça-feira, 7, solicitando que o Executivo firme parceria com o Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV) da Força Aérea Brasileira (FAB), a fim de promover o retorno de pessoas que residem nos municípios e se encontram na capital e que, por conta do Covid 19, estão impossibilitadas de retornarem ao interior, face ao Decreto que proíbe o transporte fluvial e terrestre de passageiros.

“Em função da pandemia, o estado teve que adotar medidas preventivas e necessárias para minimizar os impactos e uma delas é a suspenção dos transportes rodoviário e fluvial no estado. Muita gente ficou impossibilitada de voltar ao seu município e usufruir do conforto e segurança junto aos familiares. Entendo que esse retorno pode ser através da Força Aérea Brasileira, que integra a Operação COVID-19, deflagrada pelo Ministério da Defesa”, salienta o parlamentar.

O deputado explica, ainda, que tem informações de que há diversos cidadãos do interior que se deslocaram para Manaus, a fim de realizar exames e consultas, e ficaram retidos aqui em função da quarentena. “Consequentemente, muitos estão sem local para ficar, sem recursos financeiros para sustento básico e por fim, correm risco de contaminação e de lotar mais ainda os hospitais locais”.

Em paralelo, o parlamentar fez a Indicação também para que a FAB possa transportar os cidadãos infectados pelo novo coronavírus do interior do Amazonas para hospitalização em Manaus, tendo em vista os recursos escassos nos municípios.

Vale ressaltar que, o 1º/9º GAV, da FAB, conhecido como Esquadrão Arara, dentre outras, tem a finalidade de integrar a Amazônia, transportando diariamente passageiros e cargas para as comunidades e Pelotões de Fronteira, além de suprir as necessidades de comunidades isoladas e de difícil acesso na Amazônia, sejam civis ou militares, para isso, realiza importantes missões de transporte aéreo logístico, a exemplo, combustíveis, insumos para as Forças Armadas e uma série de outras cargas, como provas do ENEM, urnas eleitorais, alimentos e remédios. Esse Esquadrão também realiza Evacuações Aeromédicas (EVAM), sendo responsável por várias vidas salvas na região.


*** Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o AM POST.


Contato Termos de uso