Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

ALE realiza sessão especial em alusão ao Dia do Jornalista

Onze jornalistas foram homenageados na Sessão Especial.

Por Hugo Guimarães

15/04/2015 às 11:01 - Atualizado em 15/04/2015 às 11:43

Uma Sessão Especial em homenagem ao Dia do Jornalista, foi promovida nesta terça-feira, (14 pelo deputado José Ricardo Wendling (PT) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (Sindjam), na Assembleia Legislativa, os representantes da categoria destacaram a importância deste profissional para formação da sociedade, e também defenderam a exigência do diploma para o exercício da profissão.

PUBLICIDADE

No dia 7 de abril deste ano, o Dia do Jornalista, o Senado Federal aprovou em segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 206/2009, que torna obrigatória a exigência da formação em nível superior no curso de jornalismo para atuar na área. Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF), votou pelo fim da exigência do diploma, tornando ainda mais frágil as relações trabalhistas desta profissão no Brasil.

“Tenho o maior respeito pelos jornalistas, que todos os dias saem em busca de informações, e têm uma responsabilidade ímpar de apurar os fatos e dados, para melhor informar a população. Por isso, eu apoio a luta destes profissionais por piso salarial e a PEC que exige o diploma de ensino superior para o exercício da profissão”, disse o parlamentar.

O presidente do Sindjam, Wilson Reis, convocou a categoria a se organizar para enfrentar a atual precarização do mercado e as ameaças à profissão. Ele frisou ainda que, apesar de todos os percalços, o jornalista não pode perder a inquietude e o entusiasmo de fazer jornalismo. “Não podemos perder a percepção do que é ser jornalista, um profissional que consegue transformar acontecimentos em notícias, e por isso temos que recusar sermos reduzidos a “meninos de recado”. Nossa história precisa de valorização, a começar pela própria categoria, do contrário, os jornalistas irão sucumbir à luta de classe”, expôs.

Para o coordenador do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), João Bosco Ferreira, a diversidade na comunicação é uma das principais qualidades de um jornalista, visto que, é necessário relacionar as várias informações de forma simples, mas ao mesmo tempo fundamentada, para informar e formar à população com credibilidade.

Onze jornalistas foram homenageados na Sessão Especial: Cléo Pinheiro, Marcela Rosa, Daniela Assayag, Rosimara de Cássia Batista, Raimundo Ajuricaba, Cléber Magalhães, Aldísio Filgueiras, Walter Mendes, Vládia Raquel, Elton Charles e Jeane Glay. Participaram desta solenidade profissionais que atuam nos diversos veículos de comunicação da cidade, além da diretoria do Sindicato dos Jornalistas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

Anvisa manda atualizar vacinas contra Covid-19 e proíbe uso de doses antigas após nove meses

Nova regra determina que imunizantes sejam monovalentes e direcionados a linhagens específicas do coronavírus em circulação.

há 13 minutos

Amazonas

“É economia para quem mais precisa”: Wilson Lima destaca IPVA Social no Amazonas

A isenção prevista no IPVA Social alcança veículos que pagariam até R$ 420 de IPVA ao ano.

há 37 minutos

Esporte

França vence Marrocos por 2 a 0 e é a primeira semifinalista da Copa de 2026

Camisa 10 marcou um gol e deu assistência para Dembélé na vitória por 2 a 0 que colocou os franceses entre as quatro melhores seleções do Mundial.

há 42 minutos

Política

Wilson Lima apresenta dados da SSP em sua gestão para rebater Omar Aziz e aponta falhas do Ronda no Bairro

Pré-candidato ao Senado divulgou indicadores oficiais da Secretaria de Segurança Pública para contestar críticas de Omar Aziz.

há 50 minutos

Eleições 2026

Com foco em áreas de risco, David Almeida destaca 37 obras de contenção de encostas

Ex-prefeito afirma que sua gestão executou 37 intervenções contra erosões e voçorocas na capital.

há 51 minutos