A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Procon e Abrasel assinam TAC para melhor divulgação de leis relacionadas aos consumidores

O intuito é destacar as principais informações das leis.

Por Hugo Guimarães

05/11/2015 às 13:51

A Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) assinou na noite desta quarta-feira, 4, com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O termo dispõe aos estabelecimentos a exposição em local visível, por meio de placas individualizadas ou unificadas, as informações contidas nas leis municipais 1.364/2009, que proíbe o uso de cigarros em ambientes fechados; na 1.797/2013 – Lei do Troco; na 1.842/2014, conhecida popularmente como a Lei da Taxa dos 10%, e na Lei Municipal 2.022/2015, conhecida popularmente como Lei do Couvert Alimentício/Artístico.

“O intuito é destacar as principais informações das leis consumeristas para que sejam facilmente vistas”, diz o coordenador da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor, Alessandro Cohen.

A presidente da Abrasel, Janete Fernandes, destaca a atuação preventiva do órgão de defesa do consumidor. “O órgão foi parceiro, orientou e fez a fiscalização notificando, destacando para os bares e restaurantes a necessidade de adaptação. Reunimos com o órgão para, da melhor forma, buscarmos os ajustes de acordo com as leis”, diz.
Com a assinatura do TAC, a medida entrará em vigor no prazo de 60 dias. Em caso de não cumprimento, o Procon Manaus ajustou a multa mínima para R$ 1.000,00.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Manaus

Rio Negro pode registrar uma das maiores secas da história em Manaus, aponta projeção

Serviço Geológico do Brasil alerta para risco de nova seca severa em 2026, com nível do rio próximo aos registrados nas estiagens históricas de 2023 e 2024.

há 8 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro elogia Javier Milei e afirma que Brasil voltará a estreitar relação com a Argentina

Durante evento em Buenos Aires, senador e pré-candidato à Presidência defendeu maior aproximação entre Brasil, Argentina e Israel caso vença as eleições de 2026.

há 31 minutos

Mundo

Novo tremor de magnitude 4,6 atinge a Venezuela

Tremor foi registrado no litoral norte, próximo a Caracas, e ocorre em meio a um cenário de emergência humanitária com milhares de desaparecidos e operações de resgate em andamento.

há 49 minutos

Esporte

Ancelotti sobre Neymar: “Óbvio que pode jogar mais do que 15 min”

Técnico da Seleção Brasileira afirmou que camisa 10 evoluiu fisicamente e pode ter participação maior no duelo decisivo das oitavas de final.

há 60 minutos

Manaus

Filhotes de cachorro são encontrados abandonados em caixa na Zona Leste de Manaus

Animais foram localizados na manhã desta segunda-feira (29), em meio à chuva, no loteamento Castanheira. Caso mobiliza apelo por resgate urgente de ONGs e órgãos de proteção animal.

há 1 hora