A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Base aliada do prefeito, defende secretário de Governo em contratação de advogada

Noronha e Ana Farias estão sendo vinculados em processo que será investigado pelo MPE.

Por Hugo Guimarães

09/11/2015 às 14:51 - Atualizado em 09/11/2015 às 14:59

Vereadores da base aliada do Governo Municipal saíram em defesa do secretário de Governo e chefe da Casa Civil, Márcio Noronha, e da advogada Ana Luísa, contratada pela Prefeitura de Manaus para exercer atividades na Diretoria de Elaboração Legislativa da Casa Civil, na manhã desta segunda-feira (9), no plenário do Poder Legislativo Municipal.

PUBLICIDADE

Os nomes de Noronha e Ana Luísa Souza Farias estão sendo vinculados pela oposição a um processo de licitação, a ser investigado pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), no valor de R$ 68 milhões, do qual Ana Luísa, ex-sinhazinha da Fazenda do Boi Garantido, atuou como representante da empresa FM Rodrigues, vencedora da licitação para iluminação de LED na cidade.

O vereador Elias Emanuel (PSDB) garantiu que o chefe da Casa Civil está tranquilo quanto à questão das investigações, pois não tem nada a temer. O vereador fez questão de ressaltar, também, que a advogada Ana Luísa não trabalha em nenhum momento na controladoria dos contratos de licitação executados pela Casa Civil. “Ela tem currículo, mestrado em direito administrativo e foi contratada para atuar na Diretoria de Elaboração Legislativa, que passa bem longe da Unidade Gestora de Abastecimento de Energia Elétrica, que trata da iluminação pública da cidade e nem funciona na estrutura física da Casa Civil”, garantiu. “Portanto, repito expresso reconhecimento pela profissional que tem por isso a contratação e ao Márcio Noronha, extremamente exigente, como secretário de Governo”, destacou.

Essa diretoria, como fez questão de esclarecer o vereador, não tem nenhuma ingerência na área da UGP, apesar de fazer parte da Casa Civil. “Mário Noronha e Ana Luísa têm condutas ilibadas e essas investigações não assustam. A Prefeitura de Manaus não tem nada a esconder e nada a de que se envergonhar”, completou Elias Emanuel.

Waldemir José acha que, se as informações publicadas na imprensa forem verídicas, o secretário-chefe da Casa Civil não tem condições de continuar no cargo.

PUBLICIDADE

Glória Carratte (PSD) protestou, por ter entendido que o vereador Waldemir José estava relacionando Ana Luísa com a figura folclórica do Festival de Parintins. “É preconceito. Isso é mesmo que filho de político, não pode assumir um cargo público, que é sempre discriminado. Conheço a Ana Luísa e seu da sua competência, assim como o secretário, que jamais usaria esse cargo para promover alguém”, assegurou.

Arlindo Júnior (PROS) argumentou, também, que Ana Luisa é uma excelente profissional e que atua como advogada há muito tempo, e que deixou, inclusive, de ser sinhazinha para se dedicar a carreira profissional na área do Direito. Segundo ele, ainda, se o promotor Fábio Monteiro já disse que vai investigar, confia nele.

O vereador Walfran Torres (PTC) ressaltou que a Prefeitura tem criado mecanismos de controle, porque a questão orçamentária preocupa, uma vez que os recursos estão mais escassos, gerando impactos negativos no orçamento e no custeio da máquina pública. De acordo com ele, as denúncias são vazias e tanto Ana Luísa quanto Márcio Noronha têm a confiança dos vereadores.

Professor Bibiano (PT) é da opinião de que toda denúncia tem que ser averiguada. “O que está posto é que a advogada da FM Rodrigues assinou a defesa da empresa no processo licitatório e agora foi contratada pela Casa Civil”, afirmou.

O vereador Joelson Silva (PHS) também se manifestou no sentido de desmistificar a contratação de Ana Luísa para a Casa Civil. “Eu trabalhei no Departamento Legislativo da Casa Civil e sei que não tem nenhuma ingerência sobre contratos e licitações. Sei também da conduta do secretário Márcio Noronha na administração pública e do interesse público”, disse.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Isabelle Nogueira se despede do item Cunhã-Poranga do Garantido e emociona o Festival de Parintins; vídeo

Despedida foi anunciada na arena durante a terceira noite do Festival de Parintins, encerrando uma trajetória de 11 anos como item individual do boi vermelho e branco.

há 3 horas

Amazonas

Marciele surge em ave gigante e encanta todos no Bumbódromo de Parintins

Cunhã do Caprichoso protagonizou uma das entradas mais impactantes da noite durante a apresentação da Lenda Amazônica “Nhaçã Hekã – Macacos Comedores de Gente”.

há 5 horas

Manaus

Idosa de 70 anos é encontrada em situação de rua e Fundação Dr. Thomas procura familiares em Manaus

Ana Maria Ribeiro Lopes está acolhida pela instituição e recebe atendimento assistencial e de saúde enquanto a Prefeitura de Manaus tenta localizar parentes ou pessoas que possam ajudá-la a reencontrar a família.

há 6 horas

Amazonas

Auto do Boi leva emoção ao Bumbódromo e reafirma tradição na última noite do Festival de Parintins

Espetáculo reuniu elementos da cultura popular, tecnologia e performances marcantes durante o encerramento das apresentações dos bois Caprichoso e Garantido.

há 6 horas

Parintins

Torcida do Caprichoso transforma Largo de São Sebastião em extensão da arena de Parintins

Última noite de transmissão do Festival de Parintins reuniu centenas de azulados no Centro de Manaus, em uma celebração marcada por emoção, cultura e orgulho amazônico.

há 7 horas