A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Fatos e Versões

Globo se pronuncia sobre reportagem que não falou que presa trans estuprou e matou criança: “não era o objetivo”

Segundo a emissora o objetivo da matéria não era mencionar os crimes das presas.

Por Hugo Guimarães

09/03/2020 às 09:16 - Atualizado em 09/03/2020 às 20:08

Redacao AM POST

PUBLICIDADE

Após ser atacada nas redes sociais e acusada de exaltar em reportagem do Fantástico a transexual presidiária, Suzi de Oliveira, 30 anos, presa por matar e estuprar uma criança, a Rede Globo se pronunciou por meio de nota.

O Fantástico exibiu no último final de semana uma reportagem apresentada pelo médico Drauzio Varella que mostrou as condições de presos transexuais no Brasil. Segundo a emissora o objetivo da matéria não era mencionar os crimes das presas.

Parte da revolta dos internautas se deve pelo fato da atração ter apresentado Suzy na reportagem, como alguém que foi abandonado pela família na cadeia por ser trans. Pessoas se mobilizaram na internet para descobrir o endereço de Suzy para enviar cartas e até mesmo dinheiro foi arrecadado.

“Como é que é? O show da vida da Rede Globo fez um programa inteiro para promover um criminoso que estuprou e matou uma criança de 9 anos de idade? É isso? É urgente esclarecer essa situação. Quem postou sobre os crimes foi a página “criminais” no Instagram” questionou um internauta.

PUBLICIDADE

Leia nota na íntegra:

“O quadro do Dr. Drauzio Varella foi sobre uma situação que o Estado brasileiro precisa enfrentar: mulheres trans cumprem as penas pelos crimes que cometeram em meio a presos homens, o que gera toda sorte de problemas. O crime das entrevistadas não foi mencionado, porque este não era o objetivo da reportagem. Foi divulgada apenas uma estatística geral sobre eles. O quadro gerou muita empatia no público mas também críticas exatamente por não mencionar os crimes. Sobre as críticas, o Dr. Drauzio Varella divulgou a seguinte nota, que o Fantástico apoia integralmente. ‘Cuido da saúde de criminosos condenados há 30 anos. E por razões éticas não busco saber o que de errado fizeram. Sigo essa atitude para cumprir o juramento que fiz ao me tornar médico. E para não cair na tentação de traí-lo atendendo apenas aqueles que cometeram crimes leves. No quadro do Fantástico, segui os mesmos princípios’”.

* Com informações de O Antagonista

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Polícia

Homem é morto a facadas após discussão na zona Leste de Manaus

Vítima foi atacada com diversos golpes de faca após uma discussão.

há 40 minutos

Política

Salazar enfrenta desgaste digital e deixa ranking dos políticos mais influentes do Instagram

Na virada deste ano, o desempenho digital do vereador alcançou um dos seus pontos mais altos.

há 50 minutos

Eleições 2026

Após anos de embates, Coronel Menezes declara apoio à David Almeida: “Nosso futuro governador”

Mudança de postura marca nova aliança política dentro do Avante.

há 55 minutos

Brasil

Monique Medeiros deixa prisão após decisão da Justiça no caso Henry Borel

Mãe de Henry recebeu perdão judicial pelo crime de homicídio e teve pena por omissão considerada cumprida após período de prisão preventiva.

há 1 hora

Brasil

Sob pressão nas redes, oposição perde apoio de três senadores em PEC alternativa à escala 6×1

Texto da oposição no Senado enfrentou críticas após acusações de que abriria brecha para jornadas consecutivas de trabalho sem descanso.

há 1 hora