A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Audiência Pública vai discutir infanticídio de crianças indígenas com deficiência

A reunião acontece no dia 9 de dezembro.

Por Hugo Guimarães

16/11/2015 às 13:54

O infanticídio de crianças indígenas com deficiência será o tema da uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no próximo dia 9 de dezembro e, como prévia dos debates, a Comissão Especial de Políticas Públicas de Acessibilidade — presidida pelo deputado estadual Luiz Castro (REDE) — se reuniu na manhã desta segunda-feira (16) na Sala de Reuniões da Aleam para os preparativos do evento com entidades e órgãos relacionados ao assunto.

PUBLICIDADE

O coordenador da Comissão, Ronaldo André Brasil, explicou que não existe uma legislação específica sobre o assunto, muito delicada por se tratar de uma cultura milenar. “Não existe um norte, uma base legal sobre o assunto, apenas um entendimento cultural. Por isso, a Assembleia vai começar a discutir o assunto com uma audiência pública e, a partir disso, com as demandas apresentadas durante o debate, pensar em um Projeto de Lei, mesmo que genérico”, afirmou.

Paulo Nunes, representante do Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas (Conplei) e do Abrigo Coração do Pai, ressaltou a importância da participação do poder público na conscientização do problema e oferecer uma chance de vida às crianças rejeitadas nas tribos por conta de deficiências.

“Há falta de informação da população sobre essa questão do infanticídio, nós precisamos envolver os poderes públicos e movimentos indígenas. São pelo menos 35 etnias brasileiras que matam, abandonam na floresta, enterram vivas ou jogam nos rios, crianças que nascem com alguma deficiência, como lábios leporinos, deficiência física ou mesmo crianças indesejadas”, exemplificou.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Parintins

VÍDEO: David Assayag tem carro guinchado em Parintins e brinca que vai dormir na rua após perder acesso às chaves

Cantor descobriu que o veículo havia sido removido após um show na ilha. Como a chave de casa estava dentro do carro, ele levou a situação com bom humor.

há 10 minutos

Esporte

Mata-mata: Brasil encerra preparação para duelo contra o Japão nesta segunda

Seleção de Carlo Ancelotti finalizou os treinamentos em Houston e deve repetir a equipe que venceu a Escócia na última rodada da fase de grupos.

há 14 minutos

Polícia

Veja vídeo: Polícia prende quatro suspeitos de ataque à casa de PM em Manaus

Prisões ocorreram nas zonas Leste e Norte da capital. Armas, drogas e veículos utilizados na ação criminosa foram apreendidos durante a operação.

há 37 minutos

Parintins

VÍDEO: Isabelle Nogueira é filmada em clima de despedida nos bastidores do Garantido

Cunhã-poranga do Garantido reuniu a equipe antes da última apresentação de 2026, agradeceu pelos anos de parceria e fez um discurso que foi interpretado como um possível adeus à arena do Bumbódromo.

há 58 minutos

Esporte

Supercomputador aponta Brasil com quase 70% de chance de avançar às oitavas da Copa do Mundo 2026

Levantamento da Opta simulou 10 mil cenários para projetar os confrontos da segunda fase; Argentina aparece com o maior favoritismo entre todos os duelos.

há 2 horas