A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

Anticorpo que neutraliza o novo coronavírus é identificado por cientistas em testes de laboratório

Pesquisadores estrangeiros conseguiram neutralizar o vírus em células in vitro.

Por Hugo Guimarães

05/05/2020 às 08:49

Cientistas da Universidade de Utrecht, do Erasmus Medical Center e do Harbor BioMed publicaram nesta segunda-feira (4) a descoberta de um anticorpo capaz de neutralizar o Sars CoV-2, coronavírus responsável pela Covid-19.

PUBLICIDADE

Os anticorpos são proteínas produzidas pelo próprio corpo humano capazes de reconhecer e neutralizar micro-organismos, como vírus e bactérias. Eles são produzidos pelos linfócitos B, células do sistema imunológico. São eles que lutam contra invasores como o novo coronavírus.

A equipe de pesquisadores estrangeiros já estudava anticorpos direcionados ao Sars CoV, vírus da mesma família que causou uma epidemia na China em 2002. E, assim, o grupo pensou em testar o painel de opções descoberto também para o novo coronavírus, o Sars CoV-2, responsável pela atual pandemia em 2020.

“É um trabalho muito preliminar. Mas é o primeiro publicado, eu sei que tem outros que estão até mais adiantados. Eles [pesquisadores] já trabalhavam com anticorpos, e tinham esse que era metade humano e metade rato. Eles imunizaram os ratos, e tinham esse painel de anticorpos. Adaptaram em uma versão para os humanos”, disse a pesquisadora Ana Maria Moro, do Instituto Butantan, que também pesquisa a produção de anticorpos monoclonais neutralizantes no Brasil.

De acordo com Berend-Jan Bosch, líder da pesquisa na Universidade de Utrecht, o novo anticorpo foi capaz de neutralizar o Sars Cov-2 em células in vitro. O artigo foi publicado pela revista “Nature Communications”. O co-autor Frank Grosveld, do Erasmus Medical Center e diretor-científico da Harbor BioMed, disse o anticorpo é “totalmente humano”:

PUBLICIDADE

“O anticorpo usado neste trabalho é ‘totalmente humano’, permite que continue mais rapidamente o desenvolvimento e reduz potenciais efeitos colaterais relacionados ao sistema imunológico”, disse Grosveld.
A detecção de anticorpos é um dos mecanismos científicos mais importantes para criação de tratamentos e vacinas contra micro-organismos. Para Ana Maria Moro, um ponto importante do estudo é que o anticorpo detectado não impede a entrada do vírus na célula.

“Fizeram um anticorpo humano, mas eles não sabem ainda como neutraliza exatamente. Isso eu achei um ponto de interrogação. E só fizeram ensaio em células de laboratório”, disse Ana Maria.
A cientista do Instituto Butantan, em São Paulo, tem um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que também desenvolve em laboratório anticorpos para um novo tratamento de pacientes com a Covid-19.

Segundo ela, esta é a primeira publicação de uma universidade sobre um anticorpo contra o Sars-CoV-2. Como tem acesso a informações mais restritas, disse que uma empresa da Coreia do Sul também conseguiu o feito em laboratório, mas sem publicação em revista científica.

“Eles identificaram uma sequência. Não quer dizer que eles tenham um produto pronto para usar. Precisa fazer estudo em macacos, precisa fazer as linhagens”, disse Ana Maria.

Fonte: G1

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Isabelle Nogueira se despede do item Cunhã-Poranga do Garantido e emociona o Festival de Parintins; vídeo

Despedida foi anunciada na arena durante a terceira noite do Festival de Parintins, encerrando uma trajetória de 11 anos como item individual do boi vermelho e branco.

há 2 minutos

Amazonas

Marciele surge em ave gigante e encanta todos no Bumbódromo de Parintins

Cunhã do Caprichoso protagonizou uma das entradas mais impactantes da noite durante a apresentação da Lenda Amazônica “Nhaçã Hekã – Macacos Comedores de Gente”.

há 3 horas

Manaus

Idosa de 70 anos é encontrada em situação de rua e Fundação Dr. Thomas procura familiares em Manaus

Ana Maria Ribeiro Lopes está acolhida pela instituição e recebe atendimento assistencial e de saúde enquanto a Prefeitura de Manaus tenta localizar parentes ou pessoas que possam ajudá-la a reencontrar a família.

há 3 horas

Amazonas

Auto do Boi leva emoção ao Bumbódromo e reafirma tradição na última noite do Festival de Parintins

Espetáculo reuniu elementos da cultura popular, tecnologia e performances marcantes durante o encerramento das apresentações dos bois Caprichoso e Garantido.

há 3 horas

Parintins

Torcida do Caprichoso transforma Largo de São Sebastião em extensão da arena de Parintins

Última noite de transmissão do Festival de Parintins reuniu centenas de azulados no Centro de Manaus, em uma celebração marcada por emoção, cultura e orgulho amazônico.

há 4 horas