A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

‘Operação Águia 7’ reduziu em 95% índice de mortes violentas, diz PM

Informação é do comandante-geral da PM dada nesta segunda-feira (23).

Por Hugo Guimarães

23/11/2015 às 16:40

Ao apresentar o resultado da “Operação Águia 7”, realizada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) durante o feriado prolongado, o comandante geral da PMAM, coronel Marcus James Frota, disse que a operação conseguiu reduzir em 95% o índice de mortes violentas e 46% o número de ocorrências de crimes contra o patrimônio.

PUBLICIDADE

Na avaliação do comandante geral, coronel Marcus James Frota, a operação atendeu às expectativas, proporcionando à população da capital e municípios da Região Metropolitana um fim de semana sem acréscimo das ocorrências criminais e uma nítida redução da criminalidade. “Os números foram bastante positivos dentro das nossas expectativas, pois estamos retirando de circulação diversos infratores, atuando de forma não somente repressiva, mas preventiva. Conseguimos baixar em 46% as ocorrências de crime contra o patrimônio e em até 95% os índices de mortes violentas ou contra a vida”, destacou o Marcus Frota.

O comandante geral disse que com o desencadeamento da “Operação Natal Feliz”, no dia 13 de novembro, todas as áreas da capital, municípios da Região Metropolitana e demais municípios do interior do Estado ganharam reforço no policiamento, tendo em vista que, nesta época do ano, a economia fica aquecida com a injeção do 13º salário e as festividades do fim de ano que movimentam o comércio.

Apreensões – O Comando de Policiamento Ambiental por meio do Batalhão Ambiental (BPAmb), apreendeu 109 kg de pirarucu e tambaqui em uma feira da capital; mais de 30 metros cúbicos de madeira ilegal e 12 toneladas de carvão vegetal ilegal ou sem documento de origem; além de terem realizado o resgate de um macaco da espécie Sauim-de-coleira, que foi encaminhado à um refúgio de vida silvestre para reabilitação.

O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) emitiu 201 autos de infração; recolheu 49 documentos de propriedade irregulares; e abordou 5.999 pessoas e 3.465 veículos.

Marcus Frota ressalta que, em cada edição, a “Operação Águia” é aprimorada, visando garantir cada vez mais efetiva segurança da população da capital e nos municípios do interior. “Efetivamente, a PM tem se mantido presente em todas as zonas de Manaus e municípios do entorno da capital”, disse o comandante geral, destacando que o bom resultado se deve especialmente ao excelente desempenho da tropa.

PUBLICIDADE

Balanço – As ações da “Operação Águia 7” resultaram na abordagem de 9.014 veículos entre carros, ônibus coletivos, táxis, mototáxis, caminhões e 15.927 pessoas. Como reflexo das ações, destaca-se a fiscalização de 194 bares e similares; a apreensão de 5 armas de fogo; 17 veículos recuperados e devolvidos aos proprietários; emitidos 21 termos circunstanciados de ocorrência; apresentadas 29 pessoas nos Distritos Integrados de Polícia (DIPs); e 31 flagrantes e 10 menores de idade apreendidos.

Desde que foi iniciada, a “Operação Águia” mobiliza cerca de 800 policiais militares e 450 viaturas de quatro rodas e duas rodas, por turnos de serviço. As ações resultaram, desde a 1ª edição até agora, em 37.464 abordagens a veículos e 113.568 pessoas; fiscalização de 547 bares e similares; apreensão de 63 armas de fogo e a recuperação de 210 veículos. Foram apresentadas nos Distritos Integrados de Polícia (DIP’s) 271 pessoas.

Denúncias – A Polícia Militar destaca que, além do número 190, a população tem à sua disposição o aplicativo InforMe, para ajudar a polícia e denunciar crimes. A ferramenta está disponível na Play Store do Google e pode ser baixada gratuitamente por usuários de dispositivos móveis que utilizem o sistema operacional Android. O cidadão pode ainda acessar as mídias sociais da instituição na internet (Facebook e Twitter).

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Mundo

Sequência de terremotos atinge Venezuela, Japão e Califórnia em menos de 36 horas e acende alerta mundial

Abalos sísmicos registrados em diferentes continentes chamaram a atenção pela intensidade e reforçaram o monitoramento.

há 6 horas

Amazonas

Marciele Albuquerque encanta o Bumbódromo com performance inspirada nas onças na 2ª noite do Festival de Parintins

Cunhã-Poranga do Boi Caprichoso emocionou o público ao interpretar a força da onça-pintada e da onça-preta ao som da toada “Cunhã Tribal”.

há 6 horas

Brasil

Nova parcela do Pé-de-Meia será paga a partir de segunda-feira (29); veja quem tem direito

Pagamento da quarta parcela será feito entre 29 de junho e 6 de julho para alunos que mantiveram frequência mínima de 80% nas aulas.

há 6 horas

Amazonas

Valentina Cid emociona o Bumbódromo ao se transformar em beija-flor ao som de ‘Rostinho de Anjo’ em Parintins

Sinhazinha da Fazenda do Boi Caprichoso encantou o público com uma apresentação inspirada na fauna amazônica durante a segunda noite.

há 6 horas

Mundo

Trump ameaça Irã e diz que país pode “deixar de existir” após novos ataques dos EUA

Presidente norte-americano afirmou que poderá ampliar a ofensiva militar caso o Irã continue violando o acordo de cessar-fogo.

há 7 horas