A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Alterações na Lei das Filas são aprovadas

As propostas são do vereador Álvaro Campelo.

Por Hugo Guimarães

01/12/2015 às 15:07

O plenário da Câmara Municipal de Manaus aprovou, nesta segunda-feira (30), o Projeto de Lei nº 152/2014, de autoria do vereador Álvaro Campelo (PP), que altera a Lei nº 167, de 13 de setembro de 2005, conhecida como Lei das Filas, tornando mais severas as punições de agências bancárias e casas lotéricas no caso de descumprimento da lei que disciplina o tempo que o consumidor pode esperar nas filas pelo atendimento. A matéria foi encaminhada à sanção do prefeito de Manaus.

PUBLICIDADE

Após a aprovação pela totalidade dos vareadores da CMM, o autor da matéria, Álvaro Campelo, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (Comdec), lembrou que tem recebido diariamente denúncias a respeito do descumprimento da Lei das Filas, quando é preocupação do legislativo que a lei seja realmente cumprida.

“Para isso, nós preparamos este projeto de lei que altera as multas pelo não cumprimento da lei. Elas passam a ser mais pesadas”, afirma o vereador.

Álvaro Campelo explicou que, em caso de descumprimeiro da Lei das Filas, a multa vai de 340 a 1.270 UFM’s. Ao ser registrada uma primeira reincidência, a multa chega a 5 mil UFM’s, Na segunda reincidência, a previsão é de suspensão do alvará de funcionamento. E na ocorrência de uma terceira reincidência da mesma agência bancária, a previsão é de cassação do alvará de funcionamento. “Esta última medida é mais dura e não estava prevista na lei, tendo sido colocada em nosso projeto”, destacou Álvaro Campelo.

Também há modificações com respeito às casas lotéricas. Anteriormente, a lei previa que tão somente aquelas que descumprissem a Lei das Filas seriam penalizadas. O novo texto prevê situações como, em caso de descumprimento, também a Caixa Econômica Federal venha a ser penalizada, porque as casas lotéricas funcionam como mini-agências da Caixa. Ou seja, se acontecer algum problema na instituição bancária que afete diretamente o funcionamento de uma lotérica, “seria injusto que esta casa fosse penalizada em decorrência deste fato”, justifica Álvaro Campelo, que espera que o novo texto da lei, agora enviado à sanção do prefeito Arthur Neto, possa trazer os benefícios esperados pela população da cidade de Manaus.
Texto: Assessoria do vereador Álvaro Campelo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Prefeito Renato Junior anuncia ajuda humanitária à Venezuela e relembra apoio durante a crise do oxigênio na pandemia em Manaus 

Prefeito Renato Junior mobiliza força-tarefa com alimentos, água, medicamentos e colchões para atender vítimas da tragédia.

há 10 minutos

Mundo

Bebê recém-nascido é encontrado vivo após ficar 32 horas sob escombros de terremoto na Venezuela

Recém-nascido foi resgatado junto com a mãe em La Guaira, um dos estados mais atingidos pelos terremotos que deixaram centenas de mortos e milhares de feridos.

há 15 minutos

Amazonas

Quando será a apuração do Festival de Parintins 2026? Confira data e horário

O horário foi definido em consenso entre as duas agremiações folclóricas a emissora detentora dos direitos de transmissão do evento.

há 51 minutos

Política

Presidente da Câmara de Parintins que é do PL ignora pré-candidatura de Maria do Carmo e declara apoio a Roberto Cidade

Vereador Cabo Linhares, do PL, afirmou que apoiará uma eventual candidatura de Roberto Cidade ao Governo do Amazonas e evitou comentar o nome da pré-candidata de seu próprio partido.

há 57 minutos

Mundo

Mortos em terremotos na Venezuela chegam a 1.430; ONU estima mais de 50 mil desaparecidos

Tragédia já é considerada a mais letal da Venezuela em mais de um século; tremores também foram sentidos em Manaus.

há 1 hora