A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Palmilha de silicone auxiliará portadores de hanseníase no Amazonas

Projeto beneficiará pacientes atendidos pela Fundação Alfredo da Matta.

Por Hugo Guimarães

01/12/2015 às 17:21

A tecnologia será utilizada a favor dos portadores de hanseníase no Amazonas. Isto porque, com recursos do Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), a doutoranda em Doenças Tropicais e Infecciosas, coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Jacqueline de Almeida Sachett, está utilizando a tecnologia 3D para produzir um modelo de palmilha personalizada em silicone aos pacientes atendidos na Fundação Alfredo da Matta, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

PUBLICIDADE

A palmilha personalizada para cada paciente é uma órtese com objetivo de prevenir a formação de feridas e até mesmo ajudar a cicatrizá-las, gerando uma melhoria na qualidade de vida dos pacientes ao longo do tratamento. De acordo com a pesquisadora, o modelo de palmilha foi pensado porque os portadores de hanseníase apresentam perda de pelos, ausência de transpiração e perda de sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, especialmente nas regiões periféricas.

Atualmente, Jacqueline de Almeida que está selecionando os pacientes para participar do estudo, quantificando o grau de deformidade física causada pela doença e a possibilidade de evolução da hanseníase para produção da palmilha.

“Após esta avaliação, será realizado um escaneamento digital da sola do pé e da forma como o paciente caminha. A partir dos resultados do escaneamento, será utilizado um programa para desenhar o modelo de palmilha apropriado ao pé de cada paciente. Depois, o modelo será enviado para uma impressora 3D que fará a confecção em silicone da palmilha. Os pacientes serão acompanhados por profissionais que verificarão a adaptação da palmilha e se esta será capaz de ajudar na recuperação ou na prevenção das feridas nos pés adormecidos”, disse Jacqueline de Almeida Sachett.

O protótipo será produzido por empresas brasileiras especializadas na confecção e criação de materiais por meio de impressoras 3D, ao mesmo tempo em que uma equipe da Fuam estará recebendo treinamento para incorporação da tecnologia.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Renato Junior envia ajuda humanitária à Venezuela e afirma: “As fronteiras separam países, mas não separam os povos”

Prefeito Renato Junior mobiliza força-tarefa com alimentos, água, medicamentos e colchões para atender vítimas da tragédia.

há 4 minutos

Mundo

Bebê recém-nascido é encontrado vivo após ficar 32 horas sob escombros de terremoto na Venezuela

Recém-nascido foi resgatado junto com a mãe em La Guaira, um dos estados mais atingidos pelos terremotos que deixaram centenas de mortos e milhares de feridos.

há 10 minutos

Amazonas

Quando será a apuração do Festival de Parintins 2026? Confira data e horário

O horário foi definido em consenso entre as duas agremiações folclóricas a emissora detentora dos direitos de transmissão do evento.

há 45 minutos

Política

Presidente da Câmara de Parintins que é do PL ignora pré-candidatura de Maria do Carmo e declara apoio a Roberto Cidade

Vereador Cabo Linhares, do PL, afirmou que apoiará uma eventual candidatura de Roberto Cidade ao Governo do Amazonas e evitou comentar o nome da pré-candidata de seu próprio partido.

há 51 minutos

Mundo

Mortos em terremotos na Venezuela chegam a 1.430; ONU estima mais de 50 mil desaparecidos

Tragédia já é considerada a mais letal da Venezuela em mais de um século; tremores também foram sentidos em Manaus.

há 1 hora