Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Lava Jato realiza operação que mira área de comercialização da Petrobras

A PF cumpre desde cedo 14 ordens judiciais, sendo 12 mandados de busca e apreensão e dois ofícios para obtenção de dados telemáticos.

Por Hugo Guimarães

18/06/2020 às 09:18

Reuters

A Força Tarefa da Lava Jato realiza nessa quinta-feira a Operação “Sem Limites II”, que mira suspeitas de propinas relacionadas a transações da área de compra e venda de petróleo, óleos combustíveis e derivados da estatal Petrobras.

PUBLICIDADE

A PF cumpre desde cedo 14 ordens judiciais, sendo 12 mandados de busca e apreensão e dois ofícios para obtenção de dados telemáticos.

A Justiça determinou ainda bloqueios de bens de cerca de 17 milhões de reais para compensar eventuais prejuízos causados pelas operações, que envolveriam um operador financeiro ligado a um ex-ministro de Minas e Energia, segundo o Ministério Público Federal no Paraná.

Os mandados foram expedidos pela Justiça de Curitiba e todos são cumpridos no Rio de Janeiro. Há equipes da PF em bairros das zonas sul e oeste do Rio. Um dos principais alvos é a Gerência Executiva de Marketing e Comercialização da estatal, que fazia operações de “trading” do petróleo e derivados, de acordo com as autoridades.

“Após análise de materiais apreendidos na 57ª Fase, Operação Sem Limites – deflagrada em dezembro de 2018, e do resultado de pedidos de cooperação jurídica internacional formulados pela PF, foram identificados novos indivíduos que auxiliavam e integravam a organização criminosa estruturada no sentido de lesar a Petrobras, especialmente em sua área de trading”, disse a PF.

PUBLICIDADE

“Além do operador financeiro ligado ao ex-ministro, também são alvos das medidas de busca e apreensão o seu irmão, que o auxiliava no recebimento das vantagens indevidas, e quatro doleiros”, disse o MPF no Paraná, sem citar nomes.

Procurada, a Petrobras não respondeu de imediato a um pedido de comentário sobre a operação. O Ministério de Minas e Energia também não respondeu imediatamente.

O suposto esquema de “trading” contava com a ajuda de doleiros que movimentam recursos no exterior para quadrilha, ainda segundo os policiais federais.

“A PF conseguiu identificar titulares de contas no exterior em nome de empresas offshores, e por meio delas, profissionais do mercado paralelo de câmbio realizavam transferências bancárias internacionais para a realização de ‘dólar-cabo’”, afirmou a corporação.

A suspeita é de que parte dos valores de propina tinham como objetivo o pagamento de intermediários políticos para a manutenção de certos empregados públicos em funções gerenciais estratégicas da Petrobras, como a de Gerência Executiva de Marketing e Comercialização, onde se realizavam as operações de trading, acrescentou a PF.

Os investigados responderão pela prática dos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa, crimes financeiros e de lavagem de dinheiro, disseram as autoridades.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Eleições 2026

Após especulações de substituição, Omar Aziz confirma Alessandra Campêlo como vice na chapa ao governo

Deputada estadual tem nome oficializado na chapa do PSD durante convenção conjunta com MDB e Republicanos, encerrando especulações sobre uma possível substituição.

há 41 minutos

Política

Maria do Carmo participa de convenção para oficializar candidatura de Flávio Bolsonaro a presidência do Brasil 

Pré-candidato do PL ao Governo acompanha oficialização da candidatura de Flávio Bolsonaro.

há 1 hora

Eleições 2026

Omar Aziz e Eduardo Braga chegam com mais de uma hora de atraso à convenção que oficializa candidaturas em Manaus

Evento começou às 9h no Clube do Trabalhador do SESI, mas os dois senadores chegaram mais de uma hora depois.

há 1 hora

Polícia

Polícia recaptura no Centro de Manaus homem que fugiu algemado de delegacia

Breno da Silva escapou no dia 10 de julho ao deixar o 1º DIP a caminho de audiência de custódia; suspeito foi localizado na Rua dos Barés após monitoramento.

há 2 horas

Eleições 2026

Omar Aziz e Eduardo Braga oficializam candidaturas em convenção partidária

PSD, MDB e Republicanos realizam convenção conjunta em Manaus.

há 2 horas