A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Fiocruz e NIH discutem expansão de pesquisas do Zika em seminário

Uma das primeiras recomendações foi a urgência de se expandir as pesquisas.

Por Hugo Guimarães

05/12/2015 às 11:04

Os quatro dias do seminário internacional sobre Arbovírus Global Health Challenges and Oportunities for Arbovirus Research Collaboration, promovido em parceria entre a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e o NIH (Nacional Institute of Allergy and Infectious Diseases), dos Estados Unidos, destacou que o Brasil será a peça-chave na descoberta de mecanismos para combater o Zika Vírus.

PUBLICIDADE

Uma das primeiras recomendações tiradas do seminário foi a urgência de se expandir as pesquisas em torno da problemática do Zika Vírus e o comprometimento dos institutos internacionais, que compõem o NIH. A ideia é auxiliar com os pesquisadores brasileiros para se aprofundarem sobre o novo vírus, que tem como vetor o inseto aedes aegypt, o mesmo que transmite os vírus da Dengue e do Chikungunya.

O objetivo é que em 60 dias seja planejado e elaborado, junto com o NIH, uma série de pesquisas e projetos que sejam um aporte de conhecimento tecnológico e financeiro para que sejam desenvolvidas pesquisas sobre o tema.

Segundo o diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris) da Fiocruz, Paulo Buss, o seminário abordou principalmente o diagnóstico, possibilidades terapêuticas e vacinas relacionadas às arboviroses . “Temos em mente que é super importante aperfeiçoar os meios de diagnósticos, para que as pessoas acometidas pelo vírus saiba qual tipo é e que haverá uma conduta específica para ele; As possibilidades terapêuticas também serão aperfeiçoadas, para que quando o vírus se instale seja possível ter um medicamento que atue mudando o curso da virose; e as vacinas, que são mais lentas suas pesquisas, mas trabalhando em parceria com os institutos nacionais e internacionais nós poderemos abreviar a chegada delas”, explicou.

Além do intercâmbio de pesquisas e da busca de soluções, o seminário, conforme a assessora de questões regionais do National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID), dos EUAs, Margarita Ossório, busca criar uma cooperação entre o Brasil e os Estados Unidos, promover o intercâmbio científico entre os participantes dos dois países, identificar falhas nos conhecimentos sobre as arboviroses e ter um plano de ação para seguir adiante.

“Com este seminário, esperamos promover a colaboração entre os dois países, por meio do NIAID e NIH, no conhecimento dos arbovírus e criar um plano de ação para seguirmos adiante na luta contra esses vírus. Atualmente o Brasil é o país número 1 em recebimento de fundos do instituto. Somente em 2014, o NIAID financiou US$ 19 milhões para pesquisas no Brasil.”, explicou Margarita.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Vídeo mostra jovens em briga generalizada em frente ao Terreirão da Mãe Zulmira, em Manaus

Confusão envolvendo dezenas de jovens foi registrada na área externa da quadra da Reino Unido da Liberdade logo após a transmissão da partida da Seleção Brasileira contra a Escócia.

há 20 minutos

Festival de Parintins 2026

Isabelle Nogueira se transforma em Gavião Real e leva torcida do Garantido ao delírio no Festival de Parintins

Cunhã-Poranga do boi vermelho protagonizou um dos momentos mais marcantes da primeira noite ao representar a força da mulher indígena e a ancestralidade amazônica.

há 2 horas

Parintins

Garantido encerra a primeira noite do Festival de Parintins com espetáculo sobre ancestralidade indígena

Boi vermelho e branco encerrou a primeira noite do Festival de Parintins com alegorias grandiosas, lendas amazônicas e homenagens às tradições indígenas.

há 2 horas

Polícia

Polícia Federal vistoria bancos em Parintins e reforça segurança para o Festival 2026

Fiscalização verificou sistemas de segurança das agências bancárias e não encontrou irregularidades durante a Operação Parintins 2026.

há 2 horas