TSE nega recurso contra investigação das contas eleitorais de Dilma
A decisão foi unânime e não houve discussão no plenário.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou na terça-feira (15), um recurso apresentado pela defesa da presidente Dilma Rousseff contra a decisão de fazer novas investigações sobre as contas da campanha de 2014. A decisão foi unânime e não houve discussão no plenário.
PUBLICIDADE
Em agosto, o ministro Gilmar Mendes, que é relator das contas da petista no Tribunal, pediu a novas apurações sobre suposta prática de atos ilícitos na campanha que reelegeu Dilma no ano passado em despacho encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à Polícia Federal (PF).
O recurso proposto pela defesa de Dilma alegava que a corte eleitoral já havia aprovado com ressalvas as contas da petista em 2014. Os advogados argumentam que a decisão do plenário do Tribunal já havia ‘transitado em julgado’ – quando não há mais possibilidade de recurso da deliberação – em abril. Portanto, não poderia ter ocorrido uma nova decisão em agosto.
No despacho de agosto, Gilmar Mendes apontou existência de “potencial relevância criminal” na campanha petista. A PF instaurou inquérito em 16 de outubro para fazer as investigações determinadas pelo ministro. O Planalto tem argumentado que as contribuições da campanha de 2014 foram apresentadas ao TSE, que aprovou o balanço por unanimidade.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





