A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Manaus vai receber em setembro 150 novos ônibus que estão em fase final de produção

Os demais, devem ser produzidos no decorrer dos meses e entregues até dezembro.

Por Natan AMPOST

04/08/2020 às 17:33 - Atualizado em 05/08/2020 às 13:28

Redação AM POST

PUBLICIDADE

A nova frota de veículos que atenderá o transporte coletivo de Manaus está sendo fabricada em duas etapas, totalizando 300 novos ônibus que serão incorporados ao sistema até o final deste ano, sendo 150 já em setembro. “Será um grande ganho para população, que terá ônibus novos, mais modernos e confortáveis, além de outras melhorias como novas estações de transferência, construção e reforma de terminais”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto, lembrando que todas essas medidas são resultado na intervenção feita no sistema.

Para acompanhar a produção de forma mais direta, uma comitiva da Prefeitura de Manaus e da Câmara Municipal realizou uma visita técnica à Fábrica da Marcopolo, que fica no Distrito de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ). O primeiro lote, com 150 ônibus, já está em fase final de produção e os primeiros veículos já estão sendo preparados para envio à capital amazonense, devendo chegar entre o final do mês de agosto e os primeiros dias de setembro. Os demais, devem ser produzidos no decorrer dos meses e entregues até dezembro.

“O prefeito Arthur Virgílio Neto toma uma atitude muito sábia, considerando o decreto que estabelece que cada veículo deve ter no máximo 10 anos. Agora, a idade média deve ficar entre cinco e seis anos”, informou o diretor de transportes urbanos do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Jean Faria, que acompanhou a comitiva.

Segundo o presidente da Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Obras Públicas da Câmara Municipal de Manaus, vereador Rosivaldo Cordovil, o transporte é uma preocupação prioritária. “Recebemos todas as notas fiscais para acompanhar o número dos chassis, assim como as notas fiscais. Todas demonstram que são veículos novos, produzidos em 2020 com o modelo de 2021”, afirmou.

PUBLICIDADE

Todos os veículos são pertencentes à frota Marcopolo Torino, que já deixam a fábrica com as cores padrão da empresa, além do brasão da Prefeitura e os requisitos básicos para a acessibilidade, como garantiu o diretor da empresa, Eduardo Oliveira. “Todos contarão com elevador de acesso, espaço adaptado e ar-condicionado, além de todas as cadeiras na cor amarela, seguindo a lei estabelecida pela Câmara Municipal”, disse. Desde janeiro de 2016, é obrigatório que qualquer assento de passageiros em transporte coletivos da capital seja cedido a passageiros preferenciais.

Além das medidas de segurança e acessibilidade já asseguradas em todos os veículos, a nova frota contará também com barreiras de proteção instaladas para motoristas e cobradores. A medida é uma forma de assegurar uma menor exposição de funcionários e passageiros à Covid-19 em meio a atual pandemia.

Uma transmissão ao vivo pelas redes sociais da prefeitura deu transparência à visita e produção. A live alcançou mais de 13 mil pessoas e 6,8 mil visualizações, além de ajudar a levar questionamentos importantes feitos pelos próprios cidadãos às autoridades competentes.

Fiscalizações
Atualmente, 1.600 ônibus circulam na capital. Paralelo à aquisição de novos veículos, o IMMU também intensificou fiscalizações nas empresas e maiores penalizações, de acordo com o dano do veículo, a fim de evitar reduções na frota e a queda da qualidade do transporte.

Segundo o líder do governo municipal na Câmara, vereador Marcel Alexandre, houve empecilhos, mas ainda assim o trabalho está sendo feito. “A questão da pandemia atrasou o processo, mas a Câmara e o prefeito foram corajosos em insistir na intervenção, entregando o que foi prometido a população de Manaus. Estamos felizes com essa conquista”, finalizou.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

STJ abre caminho para aposentadoria especial de motoristas de ônibus e caminhão

Reconhecimento dependerá de perícia técnica que comprove exposição permanente a condições prejudiciais à saúde durante o trabalho.

há 18 minutos

Brasil

Polícia Federal investiga Virgínia Fonseca por suspeita de lavagem de dinheiro

Influenciadora também é alvo de outra apuração relacionada à divulgação de jogos e apostas.

há 46 minutos

Política

Coronel Menezes diz que Maria do Carmo já sabe que será vice em 2026: “Valdemar está dando risada”

Declaração do ex-superintendente da Suframa movimentou os bastidores políticos e levantou dúvidas sobre os planos do PL no Amazonas.

há 57 minutos

Amazonas

Idosa de 108 anos é resgatada após ficar presa dentro de veículo no Amazonas

Centenária ficou presa acidentalmente após acionar a trava de segurança do veículo; resgate ocorreu sem ferimentos.

há 1 hora

Amazonas

UEA e SES-AM capacitam profissionais para ampliar oferta do Implanon nos municípios do Amazonas

Mais de 100 médicos e enfermeiros participam de formação voltada à inserção do contraceptivo de longa duração na rede pública de saúde.

há 2 horas