Apresentação de Exame de vista no ato da matrícula será obrigatório no AM
Proposta de lei foi aprovada na ALE-AM e aguarda sanção do governador.
Um projeto de lei que torna obrigatória a realização do exame médico-oftalmológico para crianças ao ingressarem em creches, escolas públicas ou particulares foi aprovado, por unanimidade, na última quinta-feira (17) na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). O projeto, de autoria do deputado Josué Neto (PSD) estabelece que as unidades de ensino deverão, no ato da matrícula, verificar se a criança foi submetida ao exame, e se necessário, fazer o encaminhar para a realização. O objetivo é evitar baixo rendimento dos alunos.
PUBLICIDADE
Josué Neto lembrou que uma das funções vitais que exige cuidados é a visão. Ele destacou que, se a criança tem dificuldade para enxergar é necessário que tenha o acompanhamento devido, que receba o encaminhamento médico necessário e o tratamento adequado. O deputado explicou ainda que o tema é uma questão de saúde e de educação, pois algumas crianças chegam a apresentar baixo rendimento escolar devido aos problemas oftalmológicos não identificados.
A Lei estabelece ainda que o teste do olhinho, também chamado de reflexo vermelho, não será considerado o primeiro exame de vista da criança. Ao falar sobre a Lei, Josué Neto apontou que muitas famílias têm como rotina levar os filhos ao oftalmologista mas, infelizmente, muitos pais ainda desconhecem a importância do exame oftalmológico nos primeiros meses de vida e no início da vida escolar, quando a criança se recebe com novas informações e passa a realizar atividades que exigem visão mais apurada.
Outro ponto justificado pelo parlamentar para a aprovação da Lei é o fato de que muitas vezes as crianças não percebem ou não sabem explicar as dificuldades que enfrentam com a visão e isso só é notado quando ela começa a vida escolar. A demora no diagnóstico pode resultar em menor desempenho das atividades físicas e intelectuais desta criança em relação aos demais colegas, além de gerar insegurança e outros problemas psicológicos, ou até a perda do ano letivo. Levar a criança para uma consulta oftalmológica pode contribuir não só para o aprendizado, mas para a felicidade e relacionamentos sociais desses futuros cidadãos, explica Josué.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





