A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Vereador sugere criação de aplicativo para combater a proliferação de focos do Aedes aegypti

O objetivo é alertar quais as áreas de risco do crescimento do mosquito para melhorar o combate.

Por Hugo Guimarães

28/12/2015 às 11:21

Preocupado com os rumos tomados pela Saúde Pública no país, em especial, em relação aos focos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue e do vírus Zika. O vereador Marcelo Serafim, que é Mestre em Saúde Sociedade e Endemias da Amazônia, sugere a criação de um aplicativo para celular, com objetivo de alertar quais são as áreas de risco do crescimento do mosquito transmissor da doença.

PUBLICIDADE

O parlamentar sugere as prefeituras e estados que contratem um especialista em informática para desenvolver um “aplicativo” para IOS e Android, assim, a população poderá indicar onde estão os focos do mosquito.

“É algo simples, onde indicaríamos através da nossa localização, via celular, os focos de proliferação do mosquito utilizando as cores. Nas áreas com cores laranja e vermelho, por exemplo, a prefeitura e o estado intensificariam suas ações de combate, diminuindo assim a proliferação do mosquito e os riscos para a saúde pública. ”, explicou.

De acordo com Marcelo Serafim seria importante fazer ampla divulgação e sensibilização da população, através de uma campanha. “ O combate é uma ação simples e ao mesmo tempo difícil. Complicada porque a maioria dos focos estão dentro das casas e via de regra o brasileiro costumar ser relaxado, displicente e negligente nesse quesito. “, alertou.

Para o parlamentar estas ações de prevenção são fundamentais já que o vírus Zika é transmitido pela picada do mesmo vetor da dengue, o Aedes aegypti, e há indícios da relação da infecção pelo Zika e o desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré – doença neurológica grave caracterizada pela inflamação dos nervos e fraqueza muscular – que em alguns casos pode ser fatal. Geralmente ela é diagnosticada após algumas semanas de uma infecção viral como dengue ou Zika Vírus, por exemplo.

“É gravíssimo, pois essa síndrome tem um custo elevadíssimo de tratamento e se tivermos uma “epidemia” no Brasil duvido da capacidade do nosso país para tratar seus doentes agravando, ainda mais, a situação da saúde pública, tendo em vista, que dois dos tratamentos recomendados: A Plasmaferese e a administração de altas doses de imunoglobulina são tratamentos de elevadíssimo custo hospitalar, os quais não caberão nos orçamentos dos estados e municípios brasileiros que estão se empenhando para tentar diminuir a proliferação do vírus.”, explicou Marcelo Serafim.


Fiscalização

Segundo Marcelo Serafim é importante que cada pessoa passe a verificar, semanalmente, se há focos de proliferação em sua residência de focos do mosquito transmissor da dengue e do vírus Zika. “Água parada é o inimigo e sabemos onde vamos encontra-la, em garrafas, jardins, vasos, pneus, calhas, entre outros pontos de proliferação. Fiscalizar é uma obrigação de todos e peço que cada morador de Manaus participe desta luta que não é apenas do poder público, mas de todos”, disse Marcelo Serafim que também é farmacêutico concursado do Hospital Universitário Getúlio Vargas e da Secretaria Municipal de Saúde.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Parintins 2026

Festival de Parintins 2026: Governo proíbe uso de drones no entorno do Bumbódromo durante as apresentações

Medida vale para os dias 26, 27 e 28 de junho e prevê apreensão do equipamento e responsabilização do operador em caso de descumprimento.

há 12 minutos

Copa do Mundo 2026

CBF protesta contra arbitragem e envia ofício à Fifa após gol anulado de Vini Jr. na Copa do Mundo

Entidade questiona decisão do VAR no jogo contra a Escócia e pede que o árbitro mexicano César Ramos não apite mais partidas da Seleção Brasileira.

há 26 minutos

Parintins

Festival de Parintins terá esquema antibombas com varreduras antes de cada apresentação

Grupamento Marte realiza inspeções técnicas antes de cada evento e permanece de prontidão durante toda a programação do Festival de Parintins.

há 33 minutos

Política

Políticos do PL aparecem ao lado de Roberto Cidade em Parintins e ignoram nota de cobrança de Maria do Carmo

Lideranças do PL apareceram ao lado de Roberto Cidade durante o Festival de Parintins, apesar da cobrança de Maria do Carmo por alinhamento.

há 1 hora

Polícia

Suspeito de matar funcionário de residencial foge após ser questionado por repórter do AM POST em Manaus

Eduardo Henrique Nobre chegou à Delegacia de Homicídios para se apresentar, mas deixou o local logo após ser abordado pela reportagem do Portal AM POST.

há 1 hora