A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Economia

Ministério entrega a Bolsonaro projeto de privatização dos Correios

O texto final deve ser encaminhado ao Congresso no ano que vem e a expectativa é que seja aprovado até o final de 2021.

Por Hugo Guimarães

14/10/2020 às 13:14 - Atualizado em 14/10/2020 às 16:15


Agência Brasil

PUBLICIDADE

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, entregou nesta quarta-feira (14) à Presidência da República o projeto de lei (PL) que cria as condições para a privatização dos Correios. De acordo com ele, o texto final deve ser encaminhado ao Congresso no ano que vem e a expectativa é que seja aprovado até o final de 2021, para que seja iniciado o processo de venda da empresa à iniciativa privada.

“Esse projeto (entregue nesta terça-feira) trata mais sobre princípios do que regras, até porque o Congresso deve se debruçar sobre esses tema e é lá a arena onde serão debatidos todos os requisitos necessários, sobre a universalização das entregas dos Correios e em relação aos funcionários, tudo isso será tratado com bastante cuidado no Congresso e o Ministério das Comunicação vai fazer o acompanhamento junto com deputados e senadores”, disse, após reunião no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro-chefe da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira.

Faria explicou que o texto inicial do projeto saiu do Ministério da Economia, passou pelas Comunicações, órgão ao qual o Correios está vinculado, e agora segue para análise da Subchefia de Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral. Depois, passa pela Casa Civil para, então, ser encaminhado ao Congresso.

Além disso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contratou a Accenture, empresa de consultoria que estuda o melhor modelo de negócio para privatização da empresa estatal. Segundo Faria, o trabalho começou a cerca de 30 dias e a consultoria tem até 120 dias para apresentar seus resultados, que também serão enviados ao Congresso para dar suporte ao estabelecimento de parâmetros e diretrizes da privatização.

“Tudo será debatido, ninguém vai fazer esse processo de maneira brusca. O projeto de privatização vem para melhorara a capacidade de entrega dos Correios”, disse, destacando que a universalização das entregas será mantida. “Quem recebe cartas, boletos, qualquer embalagem dos Correios, em qualquer lugar do país, essa parte da universalização será mantida, ninguém vai deixar de receber. Tenho certeza que o Congresso vai trabalhar nesse sentido”.

PUBLICIDADE

Em nota, o Ministério das Comunicações informou que o PL estabelece a nova organização e a manutenção do Sistema Nacional de Serviços Postais, para que sejam explorados em regime privado, “respeitando, porém, a Constituição Federal em seu artigo 21, que estabelece à União manter o serviço postal, o que será delegado ao Operador Postal Designado no decorrer do processo de privatização dos Correios”.

“As atividades dos serviços postais pela iniciativa privada serão baseadas nos princípios constitucionais da atividade econômica e terão por objetivo viabilizar o cumprimento das leis, em especial das relativas aos serviços postais, à ordem econômica e aos direitos dos consumidores”, diz a nota.

O projeto de Lei prevê ainda a criação da Agência Nacional de Comunicações, em substituição à atual Agência Nacional de Telecomunicações, que passará a regular também os serviços do Sistema Nacional de Serviços Postais, alterando a Lei nº 9.472 de julho de 1997.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Amazonas

Toada do Boi Garantido vira provocação da torcida brasileira antes de Brasil x Noruega

“Pode Remar”, sucesso do Festival de Parintins, ganhou versões, memes e vídeos nas redes sociais antes das oitavas de final da Copa do Mundo.

há 5 minutos

Roraima

Município de Roraima tentou burlar fiscalização de emendas Pix, aponta CGU

Auditorias da CGU apontaram indícios de falhas na rastreabilidade de recursos recebidos por Iracema e São Luiz do Anauá.

há 32 minutos

Política

Eleições 2026 no Amazonas: David Almeida, Omar Aziz, Maria do Carmo e Roberto Cidade definem marqueteiros

Pré-candidatos ao Governo do Amazonas fecham equipes de marketing a poucas semanas das convenções partidárias.

há 49 minutos

Política

Marcelo Ramos diz que Sargento Salazar não seria nada na Câmara dos Deputados: “Lá, ele nem fala”

Pré-candidato ao Senado pelo Amazonas avaliou, em entrevista à Rádio Antena 1 Manaus, que o vereador precisaria ampliar articulação política para atuar em Brasília.

há 1 hora

Brasil

Após elogiar programa do governo Lula, Michelle Bolsonaro diz que pauta da comunidade surda está acima de ideologias

Ex-primeira-dama voltou a falar sobre educação bilíngue para surdos e afirmou que políticas para pessoas com deficiência devem superar disputas partidárias.

há 2 horas