A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2020

Petista José Ricardo usa fake news de tapa-buraco contra Amazonino, em debate na televisão

Ele mentiu ao afirmar que o candidato pelo Podemos responde a processo por obra de tapa-buraco.

Por Natan AMPOST

06/11/2020 às 14:59 - Atualizado em 07/11/2020 às 13:28

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O candidato do PT à Prefeitura de Manaus, José Ricardo (PT), mentiu ao afirmar que o candidato pelo Podemos, Amazonino Mendes, responde a processo por obra de tapa-buraco. A Ação Popular 0260539-11.2010.8.04.000, movida pelo petista e o ex-deputado Francisco Praciano, também do PT, foi julgada improcedente em primeiro grau, após o juiz considerar que não houve irregularidades.

José Ricardo e Praciano, adversários políticos de Amazonino, afirmaram que a Emparsanco S/A, em 2009, teve contrato para asfaltar ruas de Manaus, mas que até a data da ação, em 06/12/2010, nenhuma obra teria iniciado, ainda que a empresa tivesse recebido parte dos recursos. A Ação foi julgada improcedente em primeiro grau, por inexistência de ato lesivo ao patrimônio público municipal. Ou seja, a Justiça considerou que não houve ilegalidade. O MP-AM apelou da sentença.

No começo da eleição, levantamento realizado no site do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) mostrou que, mesmo após 40 anos de vida pública, o ex-governador do Amazonas, advogado Amazonino Mendes (PODEMOS), não deve nada ao Poder Judiciário do Estado.

Quatro vezes governador, três vezes prefeito de Manaus e uma vez senador, o agora candidato a prefeito de Manaus é citado em 11 processos no site do TJAM, todos sem condenações. Amazonino é reconhecido como o maior realizador de projetos sociais e de infraestrutura de Manaus e do Estado.

Para ter sua candidatura aprovada na Justiça Eleitoral, Amazonino apresentou todas as certidões negativas da Justiça, em todas as instâncias, que o torna apto a concorrer na eleição, sem qualquer condenação, como candidato “ficha limpa”.

Nesta eleição, José Ricardo perdeu um dia de propaganda eleitoral no rádio e TV por usar, fora do contexto, frase dita por Amazonino em 2011, quando era prefeito. A Justiça decidiu que o candidato do PT usa a expressão fora do contexto original. O programa de José Ricardo com a citação foi retirado do ar.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

PL terá maior fatia do Fundo Eleitoral nas eleições de 2026

Tribunal Superior Eleitoral vai distribuir R$ 4,9 bilhões entre 30 partidos; PT e União Brasil aparecem na sequência entre os maiores beneficiados..

há 20 minutos

Brasil

Jairinho é condenado a mais de 43 anos pela morte de Henry Borel; Monique recebe perdão judicial

Julgamento mais longo do Rio de Janeiro nos últimos 18 anos terminou na madrugada desta quarta-feira após dez dias de sessões.

há 25 minutos

Amazonas

Justiça condena padrasto por feminicídio e mãe por omissão em caso de adolescente morta em Eirunepé

Julgamento realizado em Manaus acolheu integralmente as teses do Ministério Público e resultou em penas que somam mais de 45 anos de prisão.

há 38 minutos

Polícia

Professora nota comportamento atípico de aluna e ajuda a desvendar estupro em Parintins

Investigação iniciada em 2022 resultou na prisão de um homem de 41 anos; crime de estupro de vulnerável ocorreu durante o Natal de 2021

há 1 hora

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 9 horas