A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Bombeiros vão assumir atendimento em tenda de triagem para liberar profissionais na assistência dentro do HPS 28 de Agosto

Com o aumento da demanda de hospitalizações pelo novo coronavírus (Covid-19) em Manaus, a rede estadual de saúde segue reorganizando a rede de assistência na capital amazonense.

Por Natan AMPOST

05/01/2021 às 15:02 - Atualizado em 06/01/2021 às 12:49

Redação AM POST

PUBLICIDADE

A partir desta terça-feira (05/01), o serviço na tenda de triagem do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto passa a ser gerido por profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). A medida da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) visa liberar os profissionais que estão atuando nas tendas para reforçar a assistência médica dentro da unidade.

Serão ao todo 37 profissionais da corporação, sendo sete médicos, 14 enfermeiros e 16 técnicos de enfermagem, que trabalharão em regime de plantão, das 7h às 22h, diariamente, executando a triagem dos pacientes que procuram atendimento com sintomas de Covid-19.

“A secretaria tem um Plano de Contingência da Covid-19 e, neste processo, estamos fortalecendo, hoje (05/01), especificamente a tenda do 28 de Agosto, que será uma tenda de segregação de pacientes, onde os bombeiros assumem o protagonismo na atenção da triagem dos pacientes”, explica o secretário executivo de Assistência da Capital da SES-AM, Jani Kenta.

Desde o início da pandemia, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) tem contado com o apoio dos profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros, aprovados no concurso público de 2009. Os profissionais foram atuantes no Hospital de Combate à Covid-19, e atualmente prestam assistência na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e no atendimento especializado ambulatorial da Policlínica Governador Gilberto Mestrinho, unidades pertencentes à rede estadual de saúde.

Ampliação
Com o aumento da demanda de hospitalizações pelo novo coronavírus (Covid-19) em Manaus, a rede estadual de saúde segue reorganizando a rede de assistência na capital amazonense.

Em dois meses, houve um acréscimo de 141% na oferta de leitos exclusivos para Covid-19 na rede estadual de saúde, saindo de 457 para os atuais 1.103 leitos. Na UTI, o aumento de leitos foi de 125% até a terça-feira (05/01), saindo de 120 no início do plano, em novembro, para os atuais 270.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Esporte

Vini Jr marca novamente, mas árbitro anula segundo gol do Brasil contra a Escócia

Camisa 7 voltou a marcar na partida, mas a arbitragem identificou uma infração na origem da jogada e manteve o placar em 1 a 0.

há 8 minutos

Brasil

Erika Hilton acusa PSOL de descumprir acordos e denuncia tentativa de “inviabilizar” sua candidatura em 2026

Deputada federal afirma que distribuição de recursos eleitorais prejudica sua campanha e expõe crise interna no partido.

há 10 minutos

Esporte

Vinícius Júnior abre o placar para o Brasil contra a Escócia em menos de 10 minutos

Atacante marcou antes dos 10 minutos de jogo, após assistência de Rayan, e deixou a Seleção Brasileira mais perto da classificação às oitavas de final.

há 23 minutos

Esporte

Ancelotti escala Brasil com Rayan titular e Neymar no banco contra Escócia

Seleção entra em campo às 19h, em Miami, buscando confirmar a liderança do Grupo C e garantir vaga nas oitavas de final.

há 50 minutos

Brasil

Michelle diz que foi desrespeitada e ‘apunhalada’ por Flávio Bolsonaro: ‘Entendi que não queria meu apoio’

Ex-primeira-dama expõe divergência interna no Partido Liberal e amplia crise envolvendo alianças políticas no Ceará.

há 59 minutos