A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Desabafo de médico repercute: ‘Enquanto você posta foto na praia, na balada ou no bar, estamos vendo a segunda onda vir’

Ele relatou três situações que ocorreram neste sábado na unidade onde ele trabalha desde o início da pandemia.

Por Hugo Guimarães

10/01/2021 às 10:32

Em tempos de pandemia, “a exaustão de tentar educar um paciente de cada vez” motivou o médico Diego Vieira, também professor de História, a compartilhar relatos de três episódios ocorridos neste sábado durante seu plantão na linha de frente contra a Covid-19 em um hospital em Baturite, no interior do Ceará. Buscando um alcance maior, Vieira usou a página no Instagram @imagens.história, em que a postagem rapidamente repercutiu, ultrapassando 30 mil curtidas num intervalo de 6 horas.

PUBLICIDADE

“Jovem de 22 anos com sintomas respiratórios. Relata que viajou pra praia no Réveillon e que 3 pessoas da casa onde estavam testaram positivo para COVID. Está com medo pois abraçou a mãe idosa no dia primeiro de janeiro. Repreendi sobre a necessidade de evitar aglomerações, ele respondeu que ‘precisava relaxar’ no Ano Novo. Sinto que ele não me escutou”, conta Vieira sobre o primeiro exemplo.

“Mulher de 45 com febre e tosse. Tenta furar a fila de atendimento exigindo o “tratamento preventivo”. Mando esperar sua vez. Na sua consulta exige prescrição de cloroquina. Oriento que a medicação não tem nenhuma eficácia contra o COVID. Sai do consultório ameaçando me processar. Sinto que ela não me escutou”, diz ele sobre o segundo caso.

“Idosa de 71 anos com falta de ar. Saturação de oxigênio baixa. Ligo para o SAMU que informa que não pode levar no momento para hospital de grande porte pois já estão com vários pacientes na mesma situação esperando. Filha diz que fizeram uma “festinha” só de 15 pessoas na virada, apenas com parentes próximos. Nem tinha mais forças para repreender. Sinto que ela não vai me escutar”, conclui no terceiro episódio, seguido pelo desabafo:

“E é assim que todos os profissionais da saúde que conheço estão se sentindo. A população não nos escuta há meses. Enquanto isso, chegamos a mais de 200 mil mortos oficialmente, mas quem trabalha na linha de frente sabe que esse número é subestimado. Estamos exaustos, deprimidos e desesperançosos. Enquanto você posta foto na praia, na balada ou no bar, estamos aqui vendo a segunda onda vir com força redobrada. Enquanto nós não temos mais força nenhuma. Pois ninguém nos escuta”.

PUBLICIDADE

Vieira explicou que as três situações ocorreram neste sábado na unidade onde ele trabalha desde o início da pandemia, um hospital que atende a pacientes com diversos diagnósticos, sem ala específica para Covid-19. Questionado sobre seu maior desejo para 2021, ele respondeu que é “uma campanha séria, organizada e ampla de imunização” posta em prática.

— É nossa única esperança — destacou.

Quanto a que mensagem gostaria de passar para seus seguidores, Vieira comentou:

— Mensagem? Que as pessoas acreditem naqueles que passaram a vida toda estudando ciência.

Fonte: EXTRA

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

LDO de Manaus para 2027 é aprovada com previsão de concursos públicos e definição das prioridades do orçamento

Texto aprovado pela Câmara orienta elaboração do orçamento municipal e inclui diretriz para realização de novos concursos na administração.

há 2 minutos

Brasil

Moraes vê possível falta grave de Bolsonaro por posse de arma durante prisão domiciliar e pede parecer da PGR

Caso pode influenciar análise sobre manutenção da prisão domiciliar humanitária do ex-presidente condenado por tentativa de golpe.

há 16 minutos

Política

Sérgio Kruke reage à nota de Maria do Carmo: “Não aceitaremos ser ameaçados ou forçados a apoiar A ou B”

Líder conservador criticou tentativa de impor alinhamento político e afirmou que apoiadores não podem ser pressionados a seguir pré-candidaturas.

há 39 minutos

Brasil

Crise no STF ganha dimensão pública após críticas de Gilmar Mendes a André Mendonça em meio ao caso Master

Declarações do decano expõem divergências internas no Supremo e ampliam debate sobre investigações de grande impacto político.

há 1 hora

Polícia

Suspeito de matar funcionário em condomínio de Manaus tem mais de 30 passagens pela polícia

Rafael Souza Santos, conhecido como “Cajuzinho”, foi atacado após discussão; polícia realiza buscas por morador apontado como autor do crime.

há 1 hora