A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

Equipe da OMS chega a Wuhan para investigar origem da covid-19

A equipe deve seguir o protocolo de prevenção contra a covid-19 no país asiático e manter a quarentena durante 14 dias antes de iniciar suas investigações no local.

Por Hugo Guimarães

14/01/2021 às 16:51

A equipe de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) encarregada de investigar as origens do coronavírus chegou nesta quinta-feira (14) à cidade de Wuhan, na China.

PUBLICIDADE

Imagens veiculadas pela emissora estatal CGTN mostraram a chegada da equipe ao aeroporto da cidade e sua recepção por funcionários vestidos com trajes de proteção brancos.

A equipe deve seguir o protocolo de prevenção contra a covid-19 no país asiático e manter a quarentena durante 14 dias antes de iniciar suas investigações no local, acrescentaram hoje vários meios de comunicação oficiais da China.

A missão, “uma prioridade” da OMS, é formada por cientistas de várias organizações internacionais dos Estados Unidos, Japão, Rússia, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Austrália, Vietnã, Alemanha e Catar.

A chegada da equipe causou polêmica nas últimas semanas, depois que o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ter dito que estava “muito desapontado” com os obstáculos que Pequim estava colocando na missão, embora as autoridades chinesas negassem que tivessem feito qualquer impedimento.

O objetivo é encontrar a possível origem animal do SARS-CoV-2 e seus canais de transmissão para humanos; embora a teoria inicial seja de que se espalhou por um mercado de produtos frescos e animais em Wuhan, a imprensa oficial chinesa promoveu nos últimos meses uma narrativa alternativa, onde assegura que esse surto pode ser devido a alimentos congelados provenientes de outros países.

PUBLICIDADE

Nesse sentido, a agência estatal Xinhua se apressou hoje em defender a “boa vontade” do país em relação a esta viagem: “A China apoia uma investigação científica e baseada em fatos”, disse a mídia em editorial publicado nesta quinta.

Embora especialistas da OMS já tenham visitado a China para esse fim em fevereiro e julho do ano passado – sem muitos detalhes serem revelados – a organização desta missão foi atrasada por meses e tem sido cercada de sigilo, tanto por parte da OMS quanto das autoridades chinesas.

Fonte: R7

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Eleições 2026

Wilson Lima agradece apoio e reforça pré-candidatura ao Senado

Levantamento aponta ex-governador entre os principais nomes na disputa por uma das vagas ao Senado e destaca força eleitoral no interior do Amazonas

há 7 minutos

Acidente

Motorista salta de caminhão desgovernado antes de colisão contra prédio em Rio Preto da Eva

Condutor ficou ferido após pular da cabine momentos antes do veículo atingir uma estrutura no centro do município

há 23 minutos

Brasil

Homem que espancou namorada com 61 socos em elevador vai a júri popular

Homem que espancou namorada com 61 socos em elevador vai a júri popular.

há 27 minutos

Brasil

Bolsonaro depõe à polícia sobre arma apreendida com militar do GSI

Ex-presidente afirmou que pistola apresentava defeito mecânico e havia sido enviada para manutenção por um integrante de sua equipe de segurança

há 1 hora

Peru

Keiko Fujimori vence eleição no Peru e amplia avanço da direita na América do Sul

Conservadora conquistou a presidência em sua quarta tentativa e derrotou o candidato de esquerda Roberto Sánchez por margem apertada

há 1 hora