A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Mais de 30 municípios do interior já receberam concentradores de oxigênio

As 11 cidades restantes vão receber os equipamentos nos próximos dias.

Por Hugo Guimarães

22/01/2021 às 19:59

Redação AM POST

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) segue abastecendo os municípios com equipamentos para auxiliar no tratamento da Covid-19. Até esta sexta-feira (22/01), 38 cidades receberam concentradores de ar, oriundos de uma aquisição do Governo do Amazonas e doações do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Recife. As demais cidades receberão o equipamento nos próximos dias.

Os concentradores de oxigênio são equipamentos que armazenam e filtram as moléculas de oxigênio em seu interior. Ou seja, todo o processo é realizado no interior da máquina. O ar é retirado do ambiente, purificado, concentrado e enviado ao paciente através de cânulas ou máscaras.

Somente nesta sexta-feira, foram encaminhados para 11 municípios os equipamentos, sendo Jutaí (4 concentradores), Santo Antônio do Içá (4 concentradores), Itamarati (5 concentradores), Japurá (4 concentradores), Pauini (5 concentradores), Anamã (4 concentradores), Beruri (4 concentradores), Novo Airão (4 concentradores), São Gabriel da Cachoeira (5 concentradores), Apuí (4 concentradores) e Urucurituba (4 concentradores).

No total, 200 concentradores serão destinados para 49 municípios do Estado. O secretário executivo de Assistência do Interior (Seai), Cássio Espírito Santo, explica que os equipamentos estão sendo entregues aos municípios cujo acesso é mais difícil.

PUBLICIDADE

“A entrega está dividida entre os municípios de menor porte, porque existe uma maior dificuldade logística e de acesso para que os cilindros cheguem e, principalmente, para que eles tenham a logística reversa para a capital”, diz o titular da Seai.

Envio de equipamentos – Mais quatro gasômetros para avaliar os parâmetros ventilatórios de pacientes de Covid-19 estão sendo encaminhados aos municípios de Eirunepé, Iranduba, Humaitá e Tabatinga. Em 2020, o Governo do Amazonas enviou outros quatro gasômetros para os municípios de Tefé, Lábrea, Manacapuru e Itacoatiara.

A secretária executiva adjunta de Descentralização e Regionalização Assistencial do Interior, Rita Almeida, destacou a importância da utilização do gasômetro, que contribui para verificar as taxas de saturação e outros níveis de oxigenação de pacientes. “O gasômetro determina as condutas médicas, definindo os parâmetros terapêuticos, principalmente nos casos de covid-19”, comentou.

Uma usina de aquisição do Ministério da Saúde (MS) também foi encaminhada ao município de Manacapuru. Já em Tabatinga foi iniciado o processo de instalação de uma usina de doação do Hospital Sírio-Libanês. Os municípios de Tefé, Eirunepé, Lábrea e Carauari também receberão a instalação de usinas de oxigênio, seguindo os parâmetros do Plano Diretor de Regionalização (PDR), da (SES-AM).

*Com informação da Assessoria de Imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Amazonas

Festival de Parintins 2026 ganha vitrine internacional no Aeroporto de Manaus com exposição, lounge e experiências

Os figurinos expostos reproduzem alguns dos personagens mais emblemáticos do Festival de Parintins. 

há 4 minutos

Brasil

Sikêra Jr rebate críticas durante podcast e sai em defesa de Bolsonaro em debate sobre lealdade política

Apresentador protagonizou momento de tensão durante entrevista ao Iron Talks ao defender que líderes políticos devem assumir consequências.

há 18 minutos

Polícia

Adolescente sequestrado por facção criminosa é resgatado pela PM em Boa Vista

Ação policial resultou na prisão de três suspeitos e no resgate da vítima sem ferimentos.

há 26 minutos

Caiu na rede é post!

Boi Garantido é alvo de críticas após homenagear Exu em publicação nas redes sociais

Postagem do bumbá sobre o orixá Exu gerou reação negativa de parte dos torcedores e reacendeu debate sobre religião e cultura popular.

há 29 minutos

Política

Direita ganha força na América do Sul e se aproxima da maioria dos governos do continente

Eleição de Abelardo de la Espriella aproxima direita da maioria dos governos sul-americanos e amplia mudanças no cenário político do continente.

há 51 minutos