A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

Denúncia de mais de 1,5 mil falhas em CPFs da lista de vacinados contra Covid é improcedente, diz Semsa

Segundo a pasta estão sendo feitas as correções das falhas encontradas na lista de profissionais da Saúde que já receberam a primeira dose da vacina CoronaVac.

Por Natan AMPOST

26/01/2021 às 17:44 - Atualizado em 27/01/2021 às 13:20

Redação AM POST

PUBLICIDADE

A equipe de Tecnologia da Informação, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está fazendo as correções das falhas encontradas na lista de profissionais da Saúde que já receberam a primeira dose da vacina CoronaVac, contra a Covid-19. Os erros encontrados pela Semsa referem-se a equívocos de digitação dos dados no sistema de informação, a partir das planilhas físicas de vacinados, nos primeiros dias de campanha.

Entre as falhas, foram identificadas duplicidade de nomes e CPFs. Existem, no momento, 10 CPFs em investigação. A denúncia de mais de 1,5 mil falhas em CPF apontadas em redes sociais é improcedente.

“Tão logo identificamos que havia inconsistências na listagem, começamos a trabalhar nas correções”, esclareceu a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae) da Semsa, Marinélia Ferreira. A diretora ressaltou que a Semsa tem atuado de forma transparente, atendendo a determinação do prefeito David Almeida, para que não haja dúvidas quanto ao número de vacinados de cada grupo prioritário.

Outro ponto da listagem que gerou polêmica foi a quantidade de profissionais registrados na clínica da família Senador Severiano Nunes, embora ninguém tenha sido vacinado na unidade. A diretora explicou que nos primeiros dias da campanha de vacinação contra a Covid-19, o Núcleo de Imunização Leste da Semsa considerou uma recomendação anterior do Programa Nacional de Imunização (PNI) de vincular as doses aplicadas a uma unidade com Sala de Vacina. Por isso, os vacinadores concentraram o registro de unidades da rede estadual sem Sala de Vacina (HPS João Lúcio, HPS da Criança Zona Leste e maternidade Ana Braga) na Clínica, que está localizada na mesma área geográfica.

“A medida foi pontual e já está corrigida. Todos os registros já são feitos considerando o local real de vacinação dos profissionais de saúde e a lista pública, que será divulgada nesta terça (26), já deve estar com os registros corrigidos”, disse Marinélia.

PUBLICIDADE

“Outros”
Na listagem também não ficava clara a definição da categoria “outros”, dentro das atividades relativas aos profissionais de saúde. As categorias específicas para fins de registro da vacina, definidas pelo Ministério da Saúde, incluem técnico de enfermagem, médico, enfermeiro, pessoal de limpeza, farmacêutico, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, recepcionista, odontologistas, assistentes sociais, cozinheiro e auxiliares, técnicos de odontologia, segurança, nutricionista, motorista de ambulância, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional. Estas estão sendo utilizadas no Sistema de Vacinação Municipal (SMV-Covid).

Já a categoria “outros”, também estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), unifica diferentes atividades inseridas na rotina de atendimentos em estabelecimentos de saúde não descritas como categoria específica. Desse grupo, de acordo com o 2º Informe Técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, fazem parte profissionais como o agente comunitário de saúde, o auxiliar de Patologia Clínica, o técnico de Raio X, o técnico de patologia, o auxiliar e cuidador de idosos.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Gilmar Mendes critica atuação de André Mendonça em caso Vorcaro e fala em “erro grave” nas negociações de delação

Declaração do decano do STF reacende debate sobre os limites da atuação de magistrados em acordos de colaboração premiada.

há 24 minutos

Manaus

Incêndio atinge antigo prédio dos Correios e mobiliza bombeiros na Avenida André Araújo, em Manaus

Fumaça escura chamou a atenção de moradores e motoristas; não havia pessoas no imóvel no momento do incêndio.

há 34 minutos

Brasil

Justiça rejeita pedido para retirar postagens que acusam Renan Santos de estupro

Pré-candidato à Presidência buscava retirar conteúdos que mencionam boletim de ocorrência registrado em 2021.

há 43 minutos

Manaus

David Reis antecipa 13º salário de servidores da CMM e injeta R$ 4,7 milhões na economia da capital

Pagamento dos servidores da CMM será realizado ainda em junho e primeira parcela do décimo terceiro cairá na conta na próxima semana.

há 1 hora

Brasil

Banco de Edir Macedo sob investigação da PF diz ter carteira superior a R$ 1 bilhão em empréstimos

Instituição financeira com mais de 145 mil clientes foi alvo de operação que apura possíveis irregularidades no sistema financeiro nacional.

há 1 hora