A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Saúde

Governo Wilson Lima corrige distorções de uma década e já paga em dia terceirizados da saúde

Os pagamentos que, em gestões anteriores, demoravam de três a seis meses para serem pagos, agora são honrados no mês subsequente.

Por Hugo Guimarães

25/02/2021 às 21:59 - Atualizado em 25/02/2021 às 22:11

Redação AM POST

A gestão do governador Wilson Lima vem corrigindo distorções de quase uma década de atrasos de pagamentos dos terceirizados da saúde. Os pagamentos pelos serviços, que nas gestões anteriores demoravam três a seis meses para serem pagos, já podem ser viabilizados no mês subsequente ao serviço prestado.

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) conseguiu encerrar 2020 pagando no mês de dezembro pelos serviços prestados em novembro, para grande parte das 35 empresas médicas e 19 de enfermagem. Os pagamentos de 2020 para essas empresas somam R$ 771 milhões, uma média de R$ 64 milhões/mês, que é praticamente o custo mensal para a SES-AM das 54 empresas que prestam serviços nas unidades de saúde da rede estadual.

“O atraso de pagamento cada vez mais deixa de ser o foco das discussões das empresas conosco, quando nos reunimos é para discutir as melhorias para a rede”, afirma o secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo.

Ele lembra que a meta de pagar no mês subsequente à prestação do serviço foi um compromisso assumido, com as empresas e com os trabalhadores terceirizados, pelo governador Wilson Lima, em abril de 2020. Antes, as categorias de trabalhadores viviam em pé de guerra com o Governo por conta dos atrasos, que eram a regra e hoje já são considerados a exceção.

A regra, segundo ele, era amparada por uma brecha na Lei de Licitações, que prevê 90 dias para a gestão pagar por serviços prestados, sem correr o risco do prestador abandonar o serviço. “Houve melhoria nos nossos processos de pagamento e as empresas que não conseguem receber em dia são, em maioria, aquelas que apresentam pendências e que por isso os processos não podem seguir”, justifica.

PUBLICIDADE

Além de pagar o ano corrente, a atual gestão também tem conseguido atualizar dívidas de exercícios anteriores. Cerca de 27% do valor pago em 2020 é de Dívida de Exercícios Anteriores, a exemplo de R$ 36,5 milhões de pendências de 2018, da gestão do ex-governador, Amazonino Mendes.

Os pagamentos dos serviços de 2020 somam R$ 563,4 milhões para as duas categorias de empresas, sendo R$ 444,9 milhões para médicos e R$ 118,4 milhões para enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Num comparativo com a gestão de Amazonino Mendes, o Governo de Wilson Lima pagou, em 2020, R$ 137 milhões a mais para as empresas médicas e de enfermagem.

Outra categoria beneficiada pela atual gestão é a dos técnicos de enfermagem, que foram contratados de forma temporária e agora recebem na folha do Estado, como os demais servidores públicos.

*Com informação da Assessoria de Imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Cunhãs-porangas

Isabelle Nogueira e Marciele Albuquerque revelam bastidores da vida de cunhã-poranga em série especial

Produção mostra rotina, desafios e preparação das representantes de Garantido e Caprichoso para o Festival de Parintins 2026

há 55 segundos

Brasil

Coordenador de campanha é flagrado com dinheiro em espécie durante eleição em Roraima

Caso ocorreu no dia da votação para governador e será analisado pela Justiça Eleitoral.

há 20 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro celebra resultado eleitoral na Colômbia e parabeniza Abelardo de la Espriella

Senador brasileiro publicou vídeo nas redes sociais após divulgação da apuração preliminar das eleições presidenciais colombianas

há 26 minutos

Acidente

Motociclista sofre ferimentos graves após colisão e motorista foge sem prestar socorro no Japiim, em Manaus

Acidente ocorreu na Avenida Tefé, no bairro Japiim, Zona Sul da capital; vítima foi socorrida com ferimentos na cabeça

há 56 minutos

Manaus

Motorista foge após atingir motocicleta e deixar casal ferido em avenida de Manaus

Acidente ocorreu na avenida André Araújo; vítimas foram socorridas pelo Samu e levadas para hospital.

há 1 hora