Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Marta Suplicy vai formalizar saída do PT ainda hoje

A expectativa é que ela seja candidata à prefeitura de São Paulo em 2016.

Por Hugo Guimarães

28/04/2015 às 12:56

Fonte: Exame.com

São Paulo – Depois de cinco meses de alfinetadas contra o governo federal, a senadora Marta Suplicy irá formalizar ainda hoje a sua saída do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual é filiada há 33 anos. As informações são da assessoria de imprensa da quase ex-petista.

Um documento de quatro páginas que justifica a desfiliação será entregue aos diretórios municipal, estadual e nacional do PT e protocolado na Justiça Federal.

PUBLICIDADE

Cortejada por diversas siglas desde que começou a sinalizar uma insatisfação com o PT, Marta deve migrar para o PSB – partido de Márcio França, vice-governador do estado de São Paulo.

A expectativa é que ela seja candidata à prefeitura de São Paulo em 2016 – quando Fernando Haddad, seu agora antigo colega de partido, deve tentar a reeleição.

Relação desgastada

O descontentamento da senadora com o partido não é recente. Desde 2004, quando não conseguiu se reeleger para a prefeitura de São Paulo, Marta foi sistematicamente preterida pelo PT para outros cargos no Executivo. A exceção foi em 2008, quando ela perdeu a disputa pela prefeitura paulistana para Gilberto Kassab, então do PSD.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo publicada em janeiro, Marta admitiu que a presidência da República era um de seus objetivos e que quando Lula expôs que uma mulher iria sucedê-lo no cargo, ela imaginou que estaria entre as cotadas.

Dois anos depois da eleição que levou Dilma ao Planalto, a já senadora tentou disputar a prefeitura de São Paulo. O partido, no entanto, preferiu Haddad.

A posse no Ministério da Cultura no mesmo ano veio com uma espécie de prêmio de consolação – no entanto, a vitória de Haddad nas urnas paulistanas enterrou as chances de Marta tentar voltar à prefeitura de São Paulo em 2016 como candidata do PT.

PUBLICIDADE

No ano passado, veio a gota d´água. Marta se empenhou na campanha para a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as eleições presidenciais. Na prática, ela não foi a única dentro da sigla a endossar a ideia. O problema é que, naquele momento, ela fazia parte da equipe ministerial de Dilma e o apoio ao “Volta, Lula” não caiu bem.

O movimento encabeçado pela senadora acabou não surtindo efeito e Dilma entrou na disputa pela reeleição. Marta, por sua vez, não se empenhou pela vitória da presidente – ao contrário da maior parte dos ministros. Com a apertada vitória de Dilma nas urnas, sua presença no governo se tornou insustentável.

Alfinetadas em série

Semanas após a vitória de Dilma, ela fez questão de deixar claro o seu descontentamento. Quando pediu demissão da equipe ministerial, a senadora afirmou que a presidente deveria escolher uma equipe econômica capaz de resgatar a credibilidade do governo.

Ela também não escondeu seu descontentamento com a nomeação de Juca Ferreira para sucedê-la na Cultura e chegou a enviar documentos à Controladoria-Geral da União (CGU) que denunciariam supostas irregularidades da gestão do petista na pasta entre 2008 e 2010.

As alfinetadas não pararam por aí. Em janeiro, ela criticou a tudo e a todos em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo e afirmou que “ou o PT muda, ou acaba”.

Dias depois, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, a ex-ministra da Cultura afirmou que se o governo tivesse adotado uma política de transparência na condução da área econômica, o país não estaria vivendo “esta situação de descalabro” que faz a “vaca engasgar de tanto tossir” – em uma clara referência ao jargão de Dilma durante a campanha eleitoral de que não mexeria nos direitos trabalhistas “nem que a vaca tussa”.

Em entrevista publicada na Revista Veja desta semana, a senadora foi enfática ao explicar sua desfiliação. “Eu sou mais uma entre outras pessoas que se decepcionaram com o PT e não enxergam a possibilidade do partido retomar sua essência”, disse.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Polícia

Homem passa mal e morre durante suposta briga com a esposa em Manaus

O caso ocorreu na comunidade Açaí, na zona norte; corpo foi removido ao IML para exames que apontarão a causa exata do óbito.

há 29 minutos

Brasil

Justiça manda soltar dois suspeitos pela morte de jovem lançada sem corda em salto radical

Decisão atende a pedido da Polícia Civil após descartar participação direta dos investigados; quatro pessoas seguem presas e foram denunciadas pelo Ministério Público.

há 29 minutos

Mundo

“Esposa insaciável” é presa após bater e exigir do marido seis relações sexuais por dia

Homem afirmou à polícia que era vítima de violência física e psicológica sempre que recusava manter relações íntimas com a companheira. O caso ocorreu na Colômbia.

há 36 minutos

Pará

Paraense morre em ataque de drone russo após decidir lutar na Guerra da Ucrânia

Eduardo Ferreira Sá Alves, natural de Parauapebas (PA), integrava o 3º Batalhão das Forças Armadas da Ucrânia e foi atingido durante operação de extração.

há 58 minutos