A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

Wilson Lima assina contrato para aquisição de 1 milhão de vacinas Sputnik V para o AM

O Amazonas é o estado brasileiro que mais vacina contra Covid.

Por Natan AMPOST

22/03/2021 às 20:50

Redação AM POST

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (22/03), o governador Wilson Lima anunciou, que assinou o contrato para a compra de 1 milhão de doses da vacina russa Sputnik V para o estado do Amazonas. A informação foi divulgada nas redes sociais do mandatário.

As tratativas para a compra dos imunizantes contra a Covid-19 ocorreram de forma conjunta com os governadores do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. No total, o consórcio de estados efetuará a aquisição de 10 milhões de doses de forma alinhada com o Ministério da Saúde, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

A previsão da chegada das doses pertencentes ao Amazonas é entre abril e julho, em lotes separados a serem repassados pelo Governo Federal.

Mobilização
A compra de 1 milhão de doses da Sputnik V é firmada pelo consórcio de estados brasileiros, após dias de negociação com laboratórios de outros países, entre eles a União Química Farmacêutica, representante brasileiro da vacina desenvolvida na Rússia.

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia enviou, desde janeiro deste ano, nove ofícios a diferentes laboratórios produtores de vacinas contra a Covid-19, e à Embaixada da China no Brasil, consultando sobre a disponibilidade de imunizantes para a compra direta pelas unidades federativas.

Foram acionadas as seguintes instituições e laboratórios: União Química Farmacêutica e Russian Direct Investment Fund (com foco na aquisição da Sputnik V), AstraZeneca/Oxford, Pfizer, Sinovac/BioNtech, Sinopharma, Moderna Therapeutics e Conselho Curador do Instituto Butantan.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Roraima

Urnas são fechadas e apuração para governador de Roraima já começou

Eleição suplementar foi realizada após a cassação da chapa eleita em 2022.

há 12 minutos

Polícia

Homem é encontrado morto em área conhecida como “ponto de execução” em Itacoatiara

Vítima de 28 anos foi encontrada com marcas de tiros em uma área de mata no bairro Mamoud Amed.

há 43 minutos

Amazonas

Maior que o Uruguai: Amazonas possui área protegida do tamanho de um país e enfrenta desafio na fiscalização

Extensão territorial impressiona, mas órgãos ambientais lidam com dificuldades para monitorar regiões remotas da floresta.

há 1 hora

Amazonas

Mar azul toma conta de Parintins: Boi de Rua arrasta multidão e emociona torcedores do Caprichoso

Cortejo reuniu milhares de pessoas em uma das manifestações mais tradicionais que antecedem o Festival de Parintins.

há 2 horas

Polícia

Homem invade casa por ciúmes, esfaqueia jovem e acaba preso no Centro de Manaus

Suspeito atacou três pessoas da mesma família e foi capturado após retornar ao local do crime.

há 2 horas