A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

Pesquisa CovacManaus atende até hoje servidores interessados em participar de vacinação contra a Covid-19

Até ontem, 682 profissionais da segurança foram imunizados com a primeira dose.

Por Hugo Guimarães

08/04/2021 às 11:58

Redação AM POST

PUBLICIDADE

Termina nesta quinta-feira (08/04) o atendimento de servidores das áreas de segurança pública e educação interessados em se vacinar contra a Covid-19 pela pesquisa CovacManaus. Com investimento do Governo do Amazonas, a iniciativa vai acompanhar 10 mil funcionários públicos, vacinando 5 mil deles. Até ontem, 682 profissionais da segurança foram imunizados com a primeira dose.

A partir da próxima segunda-feira (12/04), começa a aplicação da segunda dose da vacina, seguindo o calendário da pesquisa. O cronograma segue até o dia 28 de abril. Os imunizados entre os dias 18 e 26 de março receberão a segunda dose entre os dias 12 e 19 de abril, exceto no dia 18. Aqueles que foram vacinados entre 27 de março e 7 de abril tomarão a segunda dose no período de 20 a 28 de abril (confira calendário detalhado abaixo).

A médica infectologista e coordenadora do estudo CovacManaus, Maria Paula Mourão, esclarece que os participantes do estudo vão ter acompanhamento de 12 meses após a segunda dose da vacina.

“Nós temos doses suficientes para imunizar 5 mil pessoas e devemos acompanhar um número igual de 5 mil também, totalizando 10 mil participantes no estudo. Iniciamos as nossas atividades no dia 18 de março, e o acompanhamento dessas pessoas será de 12 meses a partir da segunda dose”, disse.

PUBLICIDADE

Conforme os pesquisadores, o Amazonas é observado como estudo da fase 4, que é conhecido como “estudos da vida real”, aplicando a vacina em pessoas que são altamente expostas ao coronavírus no seu exercício profissional.

A pesquisa CovacManaus visa identificar se a aplicação da CoronaVac em pessoas com comorbidades terá impacto na prevenção de formas mais graves da doença em Manaus, onde predomina a variante P.1 do vírus.

Mais informações sobre o estudo podem ser obtidas por meio do site https://www.ipccb.org/ e nas redes sociais do grupo (@ipccb). A iniciativa contará com uma ouvidoria presencial e virtual ([email protected]) para dúvidas, sugestões e críticas.

O estudo tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e é conduzido pela médica infectologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Maria Paula Mourão, e pelo médico infectologista da FMT-HVD e especialista em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marcus Lacerda.

* Com informações da assessoria de imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

Mega-Sena tem ganhador único e prêmio de R$ 39,4 milhões sai para uma aposta

Concurso 3021 premiou um único apostador na faixa principal e distribuiu milhares de prêmios na quina e na quadra.

há 18 minutos

Polícia

Homem com mandado por violência contra ex-companheira é preso durante operação policial em Maués

Prisão ocorreu durante patrulhamento ostensivo no bairro Santa Luzia e reforça ações de combate à violência contra a mulher.

há 1 hora

Manaus

Prefeitura acelera revitalização do entorno do Mercado Adolpho Lisboa para aniversário de 143 anos

Intervenções incluem melhorias na infraestrutura, paisagismo e acessibilidade no entorno de um dos principais patrimônios históricos da capital.

há 1 hora

Brasil

Polícia prende mais três suspeitos por morte de jovem em salto de rope jump em São Paulo

Investigação aponta falhas graves nos procedimentos de segurança que antecederam a morte de uma jovem durante salto de aproximadamente 40 metros.

há 2 horas

Polícia

PM prende dupla suspeita de roubar celulares na AM-352 e recupera aparelhos das vítimas

Ação do 9º Batalhão da Polícia Militar ocorreu após denúncias de assaltos na rodovia que liga Manacapuru a Novo Airão.

há 2 horas