A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Tecnologia

A pandemia da Covid-19 tem gerado mais ataques de hackers?

Desde o começo da pandemia, é cada vez maior o número de ataques cibernéticos às empresas.

Por Hugo Guimarães

08/04/2021 às 13:27 - Atualizado em 14/04/2021 às 14:32

É impossível negar que a pandemia de coronavírus desafiou empresas em todo o mundo a se adaptarem, e forçou uma aceleração da transformação digital entre os negócios. Muitos empresários se viram obrigados, por exemplo, a adaptarem o seu formato de relação de trabalho ao regime home office, fazendo com que o “ trabalhar de casa” se tornasse realidade para muitos colaboradores.

Embora o primeiro passo dessa adaptação tenha sido um sucesso para muitas empresas, com funcionários respondendo bem ao regime de trabalho remoto, por outro lado, um ponto de atenção tem sido negligenciado por muitos empresários: a segurança da informação. É que desde o começo da pandemia, é cada vez maior o número de ataques cibernéticos às empresas. E esse é um risco que empresas não podem ignorar.

PUBLICIDADE

A COVID-19 tem impacto na segurança dos dados na internet?
“Se puder, fique em casa”. Essa foi uma das frases mais ditas durante as campanhas que surgiram em relação à contenção do vírus da Covid-19. E estar em casa impactou a forma como as pessoas se relacionam entre si e com a internet.

Com funcionários trabalhando em casa, é cada vez maior a dependência da tecnologia para a comunicação. É preciso estar na internet para conversar, trocar e-mails, fazer ligações, enviar arquivos… O ambiente de trabalho remoto se tornou um espaço online de cada vez maior facilidade de acesso; Até mesmo por hackers.

O que mudou em termos de segurança cibernética?
Quanto maior a exposição de dados à internet, maior também é o risco de ataques. É por isso que as empresas precisam sim prestar atenção na segurança de informações de seus funcionários remotos.

Para se ter uma ideia, pesquisas apontam que 47% das pessoas tendem a cair em um esquema de phishing enquanto trabalham em casa. O relatório “The Psychology of Human Error” entrevistou 1.000 trabalhadores nos Estados Unidos e 1.000 no Reino Unido no auge do surto de COVID-19 em abril do ano passado, e a pesquisa descobriu que 43% dos trabalhadores admitiram ter cometido erros que resultaram em repercussões na segurança cibernética da empresa.

PUBLICIDADE

É de se esperar que hackers aproveitem a pandemia e a vulnerabilidade dos funcionários que trabalham em casa para aplicarem golpes que vão desde o scam, até mesmo ao roubo ou sequestro de informações sigilosas. Uma das razões para o crescimento desses ataques pode ser devido ao fato de que algumas empresas de pequeno e médio porte permitem que seus funcionários usem seus próprios dispositivos para acessar informações corporativas.

Ao usar um computador pessoal ou laptop para acessar arquivos e dados corporativos, os usuários ficam mais expostos a ataques cibernéticos, especialmente em redes domésticas sem a proteção de criptografia. Aliás, as redes Wi-Fi domésticas são muito mais fáceis de atacar.

Garanta segurança extra ao utilizar uma VPN
As Virtual Private Networks, em português, redes privadas virtuais, adicionam mais uma camada de proteção ao uso da Internet em casa, já que elas criam criptografias seguras para toda a informação que é trocada. Em uma explicação bem simples, a VPN cria um túnel encriptado para que a sua máquina possa acessar à internet sem que o seu provedor consiga registrar as suas atividades. Por isso, para garantir segurança no envio e recebimento de dados, é ideal que você Criptografe sua conexão com uma VPN.

Como empresas e funcionários podem aumentar a segurança cibernética
Os funcionários que trabalham em casa precisam implementar algumas práticas básicas para garantir a segurança das informações corporativas. Por exemplo, o uso de software antivírus e anti malware. É claro que programas antivírus não são 100% seguros, mas eliminam muitos ataques de baixo nível, e em conjunto com outras ações, oferecem uma certa proteção.

A equipe também precisa ser treinada em relação às melhores práticas e procedimentos para troca de informações e dados, escolha de senhas, compartilhamento de arquivos e armazenamento em nuvem. Os colaboradores também devem estar cientes de que precisam verificar a autenticidade do endereço do remetente ao receber e-mails.

Concluindo…
Estar na internet é correr riscos, já que as conexões podem ser bastante vulneráveis. Por isso, colocar os esforços para que a sua conexão seja o mais segura possível é sempre uma decisão certa.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Caso Evilázio

Suspeito preso por morte de comerciante afirma estar arrependido em Manaus

João Victor Gomes da Silva, conhecido como “Vitinho”, confessou participação no assalto e afirmou que não foi o autor do disparo que matou Evilázio Alves.

há 14 minutos

Brasil

Polícia apura possível relação entre crime brutal e práticas ritualísticas em assassinato

Vestígios encontrados durante perícia e materiais recolhidos na casa de suspeitos passam por análise da Polícia Civil, que investiga a motivação do crime.

há 16 minutos

Brasil

Moraes mantém limite de 1 hora para visitas de parlamentares a Filipe Martins

Além da ampliação da visita de Nikolas Ferreira, a defesa também queria que o mesmo tempo fosse concedido a todos os parlamentares.

há 24 minutos

Caso Evilázio

Novo vídeo mostra momento exato em que comerciante Evilázio reage a assalto a mercadinho em Manaus

Segundo a polícia, criminosos que invadiram o estabelecimento em busca de R$ 120 mil.

há 49 minutos

Brasil

STF rejeita tentativa de afastar Nunes Marques de ação da CPI do Banco Master

Na decisão, Edson Fachin destacou que a arguição de suspeição foi apresentada fora do prazo legal.

há 50 minutos