A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

MPF pede retomada de vacinação de grávidas sem comorbidades em Manaus

Imunização foi suspensa na capital, mesmo com disponibilidade de doses de vacinas autorizadas pelo Ministério da Saúde a serem aplicadas a este grupo.

Por Natan AMPOST

20/05/2021 às 16:39

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou manifestação à Justiça Federal requerendo a retomada da vacinação de mulheres grávidas e puérperas – mães com até 45 dias após o parto – sem comorbidades, como parte do grupo prioritário de vacinação contra a covid-19, em Manaus.

A aplicação de vacinas em pessoas deste grupo foi iniciada em 11 de maio deste ano pela Prefeitura de Manaus, considerando a baixa procura pela vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades, e suspensa no mesmo dia, após orientação do Ministério da Saúde. A medida considerou o comunicado publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que determinava a suspensão da vacinação de gestantes com a vacina Oxford/Astrazeneca/Fiocruz, como medida de precaução e com base na insuficiência de dados relacionados à segurança de uso por gestantes disponíveis até o momento.

O MPF destaca, na manifestação judicial, que a determinação da suspensão das vacinas em grávidas e puérperas sem comorbidades decorre da investigação de evento adverso grave em paciente gestante – óbito por acidente vascular cerebral hemorrágico – e que o comunicado da Anvisa aponta para possível associação da ocorrência de tromboses com vacinas que utilizam adenovírus como plataforma, como a vacina Oxford/Astrazeneca/Fiocruz e Janssen, sem fazer menção a restrição de aplicação das vacinas Butantan/CoronaVac ou Pfizer/BioNTech a este grupo.

O Ministério da Saúde continua recomendando a aplicação de vacinas Butantan/CoronaVac ou Pfizer/BioNTech a gestantes ou mulheres em pós-parto que tenham comorbidades. Para o MPF, não há razão para proibir o prosseguimento da vacinação de grávidas e puérperas que não possuem problemas de saúde se a aplicação destas vacinas é comprovadamente segura mesmo para aquelas com comorbidades.

De acordo com informações prestadas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), o número de mortes maternas no estado em quatro meses de 2021 já representa quase 70% da média de óbitos dos três anos anteriores.

PUBLICIDADE

Além disso, Manaus recebeu um lote específico de vacinas Pfizer/BioNTech com aproximadamente 16 mil doses para ser direcionado a gestantes e puérperas, o que possibilita a concretização do plano de vacinação proposto pelo próprio Ministério da Saúde mantendo todas as mulheres nestas condições no grupo prioritário, com ou sem comorbidades. “A decisão da Secretaria Municipal de Saúde de excluir grávidas e puérperas sem comorbidades dos grupos de vacinação não encontra qualquer respaldo científico e contraria a determinação do Ministério da Saúde que incluiu este mesmo grupo como prioritário”, afirma o MPF, na manifestação.

O documento apresentado pelo MPF aguarda análise da Justiça Federal, como parte da ação civil pública 1000984-67.2021.4.01.3200, em tramitação na 1ª Vara Federal no Amazonas.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Festival de Parintins 2026 mobiliza mais de 80 profissionais de saúde e reforça atendimento com UTI aérea, ambulâncias e Barco Hospital

Estrutura especial começa a ser ativada antes da festa para garantir assistência médica a moradores, trabalhadores e turistas.

há 5 minutos

Manaus

Moradores de áreas que desabaram em Manaus seguem recebendo contas de água e energia, e Defensoria abre apuração

Famílias relatam cobranças mesmo após perda dos imóveis; audiência pública busca solução para evitar prejuízos aos moradores.

há 30 minutos

Amazonas

Festival de Parintins projeta cidade para o mundo e impulsiona turismo, renda e oportunidades na Amazônia

Evento movimenta a economia local, fortalece o turismo cultural e consolida Parintins como um dos principais destinos da região Norte.

há 47 minutos

Roraima

Às vésperas da eleição suplementar, MPT apura possível assédio eleitoral em secretaria do governo de Roraima

Recomendação foi direcionada ao governo estadual após denúncia sobre divulgação de propaganda eleitoral em canal institucional.

há 51 minutos

Polícia

Operação apreende cerca de 3 toneladas de carne irregular em Nhamundá

Produtos eram transportados sem refrigeração e documentação; carga foi descartada por representar risco à saúde pública

há 1 hora