Lava Jato

Lava Jato


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Ex-governador Pezão é condenado a 98 anos de prisão por corrupção

Os crimes atribuídos a Pezão dizem respeito às operações Calicute, Eficiência e Boca de Lobos, todas desdobramentos da Lava Jato no Rio.

Por Natan AMPOST

04/06/2021 às 20:27

Agência Brasil

PUBLICIDADE

O ex-governador do Rio Luiz Fernando Pezão foi condenado a 98 anos de prisão, por corrupção. A sentença foi publicada nesta sexta-feira (4), pelo juiz titular da 7ª Vara Federal Criminal, Marcelo Bretas. Os crimes atribuídos a Pezão dizem respeito às operações Calicute, Eficiência e Boca de Lobos, todas desdobramentos da Lava Jato no Rio.

Bretas considerou, em sua sentença, que Pezão, ex-vice-governador de Sérgio Cabral, deu continuidade aos crimes, após assumir o governo do estado.

“A presente ação penal é decorrente das revelações feitas por Carlos Miranda em seu acordo de colaboração premiada homologado pelo Supremo Tribunal Federal, bem como desdobramento das ações penais Operação Calicute, Operação Eficiência e Operação Boca de Lobo, levadas a cabo pelo Ministério Público Federal e Polícia Federal e que deu prosseguimento ao desbaratamento da organização criminosa comandada por Sérgio Cabral, ex-governador do estado do Rio de Janeiro, demonstrando que o também ex-governador Luiz Fernando de Souza (Pezão), fazia parte da referida organização criminosa. Conforme apurado, Pezão, ao assumir como chefe do Executivo estadual, continuou a praticar crimes de corrupção, desvio de recursos públicos e lavagem de ativos no estado do Rio de Janeiro, conforme já ocorria no governo Cabral”, escreveu Bretas.

Segundo Bretas, com a documentação obtida na Operação Boca de Lobo, com prova testemunhal, documental, depoimentos de colaboradores, dados bancários, telefônicos, fiscais, entre outros, verificou-se que Pezão, além de integrar a organização criminosa liderada por Cabral, foi seu sucessor nas práticas ilícitas ao comandar o estado.

“Foi possível desvendar que Pezão integrava a mesma organização criminosa e praticava crimes contra a administração e de lavagem de ativos, dentre outros, nos anos que ocupou os cargos de secretário de Obras, vice-governador e até mesmo no de governador”, pontuou o juiz, responsável pela investigação da Lava Jato no Rio de Janeiro.

A defesa de Pezão foi procurada para se manifestar sobre a condenação, mas até a publicação desta matéria ainda não havia se pronunciado.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Criminosos invadem casa de jornalista no Aleixo, rendem pai e filho e fogem com pertences em Manaus

Assaltantes armados aproveitaram a entrada de dois prestadores de serviço na residência para invadir o imóvel; ninguém ficou ferido.

há 9 minutos

Amazonas

Governador Roberto Cidade vistoria obras de R$ 10 milhões em Manicoré que vão asfaltar 28 ruas

Governador fiscalizou o andamento das obras do Programa Asfalto Amazonas, que contempla cinco bairros do município com serviços de recuperação e recapeamento viário.

há 37 minutos

Polícia

Fim da caçada: Suspeito de matar investigador da Polícia Civil morre após troca de tiros com policiais no interior do Amazonas 

Suspeito de matar o investigador Luciano Carvalho de Sena foi baleado durante troca de tiros com policiais.

há 1 hora

Brasil

Ministério da Saúde alerta para risco de alta da dengue com chegada do El Niño

Fenômeno climático deve aumentar as temperaturas e favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti, segundo projeções da Fiocruz.

há 2 horas

Brasil

Lei que libera spray de pimenta para defesa pessoal de mulheres é sancionada no Brasil; veja as novas regras

Nova legislação autoriza compra e posse do dispositivo por mulheres maiores de 18 anos e cria regras nacionais para comercialização e uso.

há 2 horas